O Pré-Sal Gelado
Mirassol, 25 de Julho de 2017 - 21:44
Anuncie
Sobre
Contato
O Pré-Sal Gelado


O Mar do Norte esta localizado entre o Reino Unido e a Europa continental e é uma especie de Pré-Sal Gelado. A riqueza do sub-solo aquatico levou os países da região a investir muito na exploração de riquezas naturais do sub-solo.


(Imagem: Divulgação/Internet)


A exploração petrolífera na região tem registros desde 1851, mas foi depois da segunda guerra mundial que os investimentos realmente se multiplicaram.


Os países da região e detentores dos direitos de exploração deste recurso natural são todos muito desenvolvidos, tem alto indice de desenvolvimento humano e educação formal de sua população é muito elevada.


(Imagem: Divulgação/Internet)


Os países do Norte da Europa rejeitam o sistema adotado por paises africanos como Nigeria e Angola, onde empresas multinacionais exploram o recurso e deixam no pais somente uma fração minima da riqueza gerada.


Desta forma cada pais da região tem empresas estatais trabalhando na exploração e comercialização destes recursos.


Mesmo com muita propagando dizendo que as gigantes americanas de exploração de petroleo são mais eficientes, a população destes países rejeita qualquer chance de que sua riqueza natural seja explorada por estrangeiros.


Os dois países mais interessados no petroleo da região são Noruega e Reino Unido e, nos dois casos, a riqueza gerada no Mar do Norte serve para preparar suas empresas estatais para buscar mercado e riqueza em paises mais pobres.


A British Petroleum (Reino Unido) e a Statoil (Noruega) são as principais responsáveis pela exploração e comercialização do Petroleo da Região e, estas empresas, estão sempre buscando oportunidades de aumentarem seus lucros com operação em paises da Africa e da America Latina.


Recentemente a empresa norueguesa ganhou o direito de explorar um campo no Pré-Sal Brasileiro e os baixos valores pagos pelos noruegueses gerou comemorações pela empresa e pelo pais, que tem uma população ao redor de 5 milhões de habitantes.


A Noruega tem o maior índice de desenvolvimento humando do mundo e vai manter este título graças as riquezas que suas estatais trazem investindo em várias partes do mundo.


 

Eu me pergunto se estes paises tem algo a ensinar para paises menos desenvolvidos como o caso do nosso Brasil?

 

José Ricardo Hernandes Ariano Filho, nascido em Mirassol no ano de 1975, pai da Rafaela e da Ana Luisa, Engenheiro Civil, atualmente morando na cidade de Brighton no Reino Unido. 

“O trabalho e as aventuras da vida já me levaram a morar em 7 países da América Latina e 4 da Europa. Agora, com duas filhas pequenas a nova aventura é voltar a viver na Inglaterra, por onde já tinha passado nos anos de 2000 e 2001.”
   

 

Publicado em 21/10/2016, às 10h32


BRASIL & MUNDO
GALERIA DE FOTOS
Galeria de Fotos (Todas as fotos)
MIRASSOL EM AÇÃO
E-mail: contato@mirassolconectada.com.br
Rua José Bonifácio, 26-27 - Centro - Mirassol/SP
17-3242-4049
Todos os direitos reservados a Mirassol Conectada
Desenvolvido por Making Of Comunicação