Londres
Mirassol, 25 de Julho de 2017 - 21:44
Anuncie
Sobre
Contato
Londres


Como descrever uma cidade fundada por romanos no ano de 43?


Podemos dizer que é moderna, cosmopolita, cheia de diversidade e um lugar onde se pode encontrar gente de todos os cantos do mundo.


Quando começamos a estudar os números e descobrimos que a Londres dos dias atuais tem mais de 8,5 milhões de habitantes e que aproximadamente 40% destas pessoas não nasceram no Reino Unido, fica fácil ver que conhecendo Londres conhecemos um pedaço importante do mundo.


Essa é uma coluna onde eu priorizo escrever sobre atualidades, sobre acontecimentos recentes na política, na economia ou na sociedade, coisas que influenciam a vida na Europa e no Reino Unido, fatos que cedo ou tarde vão influenciar também a vida dos brasileiros.


Com a onda fascista que assola o mundo nos últimos anos acredito que conhecer e entender Londres pode nos ajudar nesta luta pela tolerância mutua e humanização da sociedade.


As pessoas que visitam Londres querem visitar o palácio da Rainha Elizabete, mas Londres é muito mais que isso!


O governo britânico teve competência para transformar quase tudo aqui em atrações turísticas. Um Taxi, uma porta azul, uma cabine telefônica ou uma simples faixa de pedestres vira ponto turístico, neste último caso pela migração de fãs dos Beatles, que querem imitar os ídolos na famosa foto do álbum Abbey Road.


Imagem: Divulgação/Internet

 

Imagem: Divulgação/Internet

 

Conhecer Londres é também mergulhar num mundo de pessoas de todas as partes do Mundo: Indianos, Paquistaneses, Africanos em Geral e também muitos brasileiros formam a personalidade deste lugar.


Claro, alguns britânicos também vivem por aqui!!!


Camden Town é um bairro boêmio, conhecido pelas feiras de artesanatos e pela abundância de bandas cantando pelas ruas (bandas de ótima qualidade). Este lugar ficou conhecido recentemente pela história trágica de Amy Winehouse.


Imagem: Divulgação/JocelynMifsudPhotography


Quem for a Londres, seja a passeio ou a trabalho, passar por Camden Town e tomar uma cerveja num Pub local, é uma ótima opção para conhecer mais um pouco do coração londrino.


A relevância política e econômica da Inglaterra durante os séculos XVIII e XIX nos permite afirmar que esta cidade foi a capital do mundo por aproximadamente 2 séculos, deixando de ser tão importante no século XX com a ascensão dos EUA, da União Soviética e posteriormente das potencias do Oriente.


No período em que a Inglaterra foi a maior potência o “British Empire” conquistou muitos territórios pelo mundo como:


Canada e EUA na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia na Oceania, Hong Kong, Índia outros importantes países na Ásia, muitos países na África. Alguns países ainda eram oficialmente colônia dos britânicos até a década de 1970. Estas conquistas ajudaram a espalhar a cultura dos britânicos pelo mundo.


Ao contrário do sentimento anti-imigração da maioria da Inglaterra e do País de Gales, Londres votou em massa a favor da participação do Reino Unido na União Europeia.


Os vários crimes de ódio que foram relatados pelo interior do pais após a votação do “Brexit” em junho contrastam com uma sociedade londrina que acolhe e aceita pessoas de todas as cores de pele, origens, religiões, orientação sexual e opiniões políticas.


 

É claro que esta descrição acima tem muito de romantismo de um brasileiro que admira este lugar. Londres tem sim pessoas ruins, que odeiam e não toleram diferenças, mas escutando os discursos fascistas pelo mundo de 2016 eu entendo que temos todos muito que aprender com a sociedade e moradores de Londres!!

 

José Ricardo Hernandes Ariano Filho, nascido em Mirassol no ano de 1975, pai da Rafaela e da Ana Luisa, Engenheiro Civil, atualmente morando na cidade de Brighton no Reino Unido. 

“O trabalho e as aventuras da vida já me levaram a morar em 7 países da América Latina e 4 da Europa. Agora, com duas filhas pequenas a nova aventura é voltar a viver na Inglaterra, por onde já tinha passado nos anos de 2000 e 2001.”
   

 

Publicado em 27/09/2016, às 09h40


BRASIL & MUNDO
GALERIA DE FOTOS
Galeria de Fotos (Todas as fotos)
MIRASSOL EM AÇÃO
E-mail: contato@mirassolconectada.com.br
Rua José Bonifácio, 26-27 - Centro - Mirassol/SP
17-3242-4049
Todos os direitos reservados a Mirassol Conectada
Desenvolvido por Making Of Comunicação