Você conhece a história por trás de lugares em que passa, talvez todos os dias, como a Praça da Matriz ou a Estação Ferroviária? Qual é a relação da arquitetura da Igreja Central com elementos da Idade Média? Se é justamente a curiosidade que move a humanidade, os alunos do 7º ano (turma 2018) da escola Arte Maior, orientados pelo historiador e professor de geografia Henrique Frota, conseguiram com sucesso provocar esse estímulo na comunidade despertando novas descobertas sobre a nossa cidade. Através de pesquisas, levantamento de dados estatísticos, fotografias, visitas ao museu e análise de vários conteúdos pedagógicos os estudantes relacionaram elementos da História, Geografia e Artes à nossa realidade municipal. O estudo deu origem ao projeto “Redescobrindo Mirassol”, que será lançado nesta terça-feira (23.04) pela instituição de ensino particular, a partir das 20h, no Auditório “Cândido Brasil Estrela”. A publicação do material produzido será distribuída gratuitamente aos visitantes.
“A ideia de criar este projeto surgiu a partir da oportunidade de participarmos do PIC – Prêmio à Inovação e à Criatividade, da empresa de educação Pearson. Pensei em fazer algo neste sentido pois seria inédito em Mirassol, nunca existiu nenhum trabalho especificamente que comparasse fotos antigas e atuais para ser trabalhado dentro das escolas com os alunos. Todos eles acabam estudando essas modificações no espaço geográfico mas eu sentia a falta de um material para eles conseguirem criar essa identificação dentro da realidade deles. Foi quando pensei: poxa, vamos fazer um trabalho legal desse, de fotografia, e seria interessante aplicar outros elementos também…é por isso que pesquisamos e contamos a história local desses lugares. Muitas vezes o aluno estuda elementos da Idade Média, por exemplo, estilos arquitetônicos daquela época, e vemos que isso está presente na Igreja Matriz então muitos acontecimentos, no Brasil e no mundo, tiveram e tem reflexo aqui em Mirassol por isso é interessante eles observarem todas essas transformações. Como o próprio nome do projeto diz, “Redescobrindo Mirassol”, posso afirmar que realmente os alunos redescobriram a cidade e começaram a saber de coisas que eles nunca imaginaram!”, conta Henrique.
Pontos históricos de Mirassol como a Grota, Casa de Cultura, Estação Rodoviária e Estrada da Boiadeira também foram locais analisados durante a execução do projeto. “Esta publicação cria um link entre o passado e o presente, é interessante eles conhecerem mais sobre a história da sua cidade, as transformações que ocorreram aqui e com isso promovemos também a cidadania, incentivando o respeito e a conservação desses lugares coletivos. Trabalhamos a educação patrimonial também, explicando a necessidade de se respeitar os locais públicos. Eu acredito muito que a partir do momento que os alunos conhecem a história eles passam a respeitar mais esses espaços”, diz o professor.
De acordo com os realizadores do projeto, o material também será disponibilizado digitalmente já que o objetivo é o de disseminar o conhecimento para que mais pessoas tenham acesso. “Acredito que ainda há muitas pessoas que talvez não saibam todas essas informações sobre Mirassol então, por isso, é interessante compartilhar com todo mundo. Esse conteúdo pode ser utilizado em sala de aula para as disciplinas de história, geografia e artes nas redes municipais e estaduais, e também ajudar pesquisadores em geral, inclusive, estudantes universitários que estejam procurando saber um pouquinho mais sobre algum prédio ou algum ponto da história do município. A ideia é que redescubram a nossa cidade, valorizem-na e deem a ela novos significados”, finaliza o professor.
SERVIÇO
O quê? Lançamento da publicação “Redescobrindo Mirassol”
Quando? 23 de Abril – Terça-feira, às 20h
Onde? Auditório Cândido Brasil Estrela, anexo ao Museu Municipal “Jezualdo D’Oliveira”.
Realização: Colégio Artemaior
Evento Gratuito