Na próxima quarta-feira, 4 de julho, a Sanessol vai inaugurar a terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mirassol, denominada Fartura. Localizada na Estrada Municipal 40 (Mata da Moça), a obra teve um investimento de mais de R$ 11 milhões e deve colocar a cidade um seleto grupo de municípios universalizados, ou seja com 100% de cobertura de água e esgoto.
Segundo o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que traz um mapeamento de 1.894 municípios do Brasil, apenas 51 de pequeno e médio portes estão na categoria máxima Rumo à Universalização. E Mirassol aparece entre as oito cidades na região Noroeste Paulista em destaque na pesquisa.
A tecnologia que será empregada para o tratamento de esgoto na ETE Fartura é considerada uma das mais modernas da área de saneamento. O sistema atua nas fases primária, secundária e terciária, sendo o seu diferencial na fase terciária, quando a água chega ao tanque de membranas e passa por uma ultrafiltração, que retem uma quantidade significativa dos resíduos microscópios. Essa técnica é muito utilizada no tratamento de água potável, no entanto, a Sanessol é uma das pioneiras da região Noroeste Paulista na aplicação desta inovação para o tratamento de esgoto.
Esgoto em Mirassol
Atualmente, a concessionária realiza o tratamento de 80% do esgoto do município, por meio da ETE Piedade, que atende parte do Centro e do Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cláudia, Cohab II, Cohab III, Bela Vista, Vila Verde, Karina I, II e III, Beija Flor, Alvorada, São Francisco, Jardim Aeroporto, Santa Casa, Souza, Village Mirassol I, II e III, Nova Esperança, Mais Parque e Alphaville, e da ETE Fundão que trata o esgoto gerado pelos bairros: Celina Dalul, Regissol, Laguna, Parque Industrial, Moreira, São Pedro, Tarraf, parte do Marilu, Imperial, Gerotto.