Entupimentos da pia de cozinha e de vasos sanitários são gerados por maus hábitos da população, por isso a Sanessol e a Esap – concessionárias de água e esgoto Mirassol e Palestina, respectivamente – reforçam que é preciso que restos de comida, etiquetas de alimentos, embalagens, preservativos, fios de cabelo e óleo de cozinha sejam descartados no lixo e não pelo ralo. Anualmente, em Palestina são encontradas, em média, 35 toneladas de resíduos nas Estações Elevatórias e nas entradas das Estações de Tratamento. Já em Mirassol, o número é ainda maior, chegando à 116 toneladas encontrados nas ETEs Piedade, Fundão e Fartura.
Esse problema acontece porque as redes coletoras – responsáveis por levar os resíduos dos imóveis até às estações de tratamento – são dimensionadas apenas para o esgoto doméstico, resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. Quando outros produtos são descartados ocorre os entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou, até mesmo, extravasamentos nas ruas.
Conheça como lidar com os principais vilões:
Óleo de cozinha: para descartá-lo, colocar em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro). Esses insumos não são diluídos em água, e além de causar entupimentos da pia da cozinha, prejudicam a rede de esgoto e o processo de tratamento. Especialistas afirmam que um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água.
Pó de café: jogar sempre no lixo. Aparentemente inofensiva, a borra de café é uma das maiores vilãs quando se trata de pias de cozinha. Aquele resto de pó de café costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo pegajoso que a água não consegue ultrapassar.
Restos de comida: esses resíduos podem entupir as tubulações principalmente arroz, farinha e macarrão que grudam e incham em contato com a água. Para não entupir a pia da cozinha, é preciso jogar os restos de comida em um lixo, limpando os pratos antes de lavar a louça. Também é necessário retirar o excesso de gordura dos pratos com um pedaço de papel para que a mesma não vá para o encanamento.