Evento que chega a sua 12ª edição tem continuação nos dias 26 de março e 23 de abril
Do desejo de ocupar espaços públicos com força e arte jovem, Marina Urias, Pablo Martines e Diego Modesto criaram em 2016 a primeira edição do “Sarau Marginal” nos palcos da Praça principal do bairro Maria Lúcia.
Sob a sombra das árvores, muitos jovens e adolescentes se encontravam para uma verdadeira troca de cultura, expressando suas vozes através de atividades como recitar poesias, batalhas de rap, dança, canto, performances, graffitti, e outras vertentes da cultura urbana e da arte.
Com onze edições entre 2016 e 2018, o Sarau Marginal volta em uma nova edição totalmente online nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com participações especiais de artistas locais, que sempre fizeram parte do Sarau, que desta vez, por conta do incentivo da Lei Aldir Blanc Municipal, edital 6, oferece cachê aos participantes.
“Desde 2016 damos voz e espaço ao público promovendo encontros e debatendo cultura através da força jovem. Estamos ansiosos e com muita expectativa sobre essa nova edição, somos sempre cobrados pelos amantes do Sarau e agora tornamos possível tornar real o que antes estava no papel”, diz Marina Urias, uma das realizadoras do Sarau.
Marina complementa dizendo que é um novo formato para todo o coletivo e que a ideia sempre foi ocupar a praça. “Estamos de certa forma limitados na questão do espaço, pois devido à pandemia trocamos o aberto pelo fechado, mas não tirou a vontade de propagar a cultura urbana, que agora conta com uma abrangência nacional”.
Neste novo formato, o Sarau acontece na ultima sexta-feira de fevereiro e de março (26) e dia 23 de abril, com transmissão ao vivo no Facebook, Instagram (@SarauMarginalPerifa), e Youtube do Sarau Marginal (https://www.youtube.com/channel/UCRFmbFJZ1I8sqQGGt44crnw).
As inscrições para a edição de março acontecem a partir do dia 08 de março, feito diretamente nas mídias do Sarau Marginal, com participação de grupos e artistas rio-pretenses contemplando todas as vertentes artísticas. Em abril o projeto contará com atividades formativas direcionadas ao público e de forma online e gratuita.
“O Sarau Marginal vem de muito planejamento e de muita vontade, cansamos de ir à represa participar das batalhas musicais e começamos a fazer as batalhas de rima no nosso bairro, envolvendo a nossa comunidade e abrindo para outras vertentes. A polícia já quis nos prender, quase nos barraram, mas resistimos”, explica Pablo Martines, parte da produção e organização do Sarau Marginal.
“Agora a periferia vai ter espaço na casa das pessoas, através da internet, quebrando as barreiras e sempre proporcionando a inclusão. Estamos reformulando o Sarau para que tenha muitas edições e não caia no esquecimento”, finaliza Martines.
Neste ano, fazem parte da produção do evento Marina Urias, Pablo Martines, Mazin, Neguinho suspeito e Lukot.
Programação do 12° Sarau Marginal
Dia 26 de fevereiro – das 19h às 22h
Música
The Groove Street
Dança
Lucas Leal
Guetto Warriors
Intervenção
Edson Ramos (Grafitti)
DJ Blackout
Poetas
Ivan Reis
Marcos
Naka MC’
Wilde
Preto Brasileiro
Baruc
Clipe
Nanai
Cleber & Cleiton
Gabi Livon
AN4ANDA
Banda Trovalirica
SERVIÇO
Sarau Marginal
Dia 26/02/ – das 19h às 22h;
Transmissão ao vivo no Facebook, Instagram e Youtube do evento.
Lei Aldir Blanc Municipal – Edital 6