
Mais de dois anos após serem retiradas da praça, as esculturas de Dom Quixote e Sancho Pança – famosos personagens do clássico universal do escrito Miguel de Cervantes – foram recolocadas na Praça da Matriz no início desta semana pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mirassol.
A obra foi feita pelo artista mirassolense Adalto Costa e produzida com metal, correntes, engrenagens e outras peças. A construção das esculturas foi um pedido do ex-Prefeito José Ricci Júnior e foram fixadas na praça em dezembro de 2016. Segundo a administração da época, a obra era uma homenagem à influência da imigração espanhola na cidade.
A obra foi inaugurada após a encenação de um teatro que retratou a história do clássico. Os monumentos eram uma atração da Praça da Matriz, chamando a atenção de quem passava pelo local e muitas pessoas de cidades da região vinham até Mirassol para fotografar e conhecer o trabalho de perto.
Elas foram retiradas no final de 2018 por conta da reforma da praça e desde então não retornaram mais, o que acabou gerando um descontentamento por parte do artista e caso foi até alvo de questionamentos da Câmara em 2020.
“A volta das estátuas atende um pedido de muitos munícipes e do prefeito Dr. Edson, pois eram uma atração e chamavam a atenção de quem passava pelo local e muitas pessoas de cidades da região vinham para fotografar e conhecer o trabalho de perto”, disse o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilson Luís Bertati.
O retorno da obra foi acompanhada de perto pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Caco Navarrete, que também lamentou a ausência das estátuas da praça.
