Desde o início do ano, choveu em Mirassol cerca de 350 mm, segundo informações do Climatempo, e a previsão é de mais chuva até o fim de semana. Dias atípicos para o verão da cidade, que costuma ser de sol intenso.
Devido a este alto índice de precipitação pluviométrica, a Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, atendeu solicitações relacionadas a extravasamentos de esgoto em imóveis, dando ênfase para um problema recorrente no município: as redes cruzadas.
Segundo a gerente operacional da concessionária, Renata Ferrarese, esses derramamentos acontecem porque o esgoto e a água de chuva não devem se misturar por serem totalmente diferentes. “A tubulação para resíduos de esgoto é projetada para pouca quantidade de água, apenas originária da descarga ou dos ralos das pias e encaminhada para as estações de tratamento. A manutenção desse sistema é feita pela Sanessol. Já as de chuva são dimensionadas para um grande fluxo em um curto espaço de tempo, indo diretamente para as galerias pluviais, que são instaladas e mantidas pela Prefeitura”, explica.
Para minimizar essas ocorrências, que causam transtornos para a toda população devido ao mau cheiro, sujeira e desvios no trânsito, é imprescindível a colaboração da comunidade.
O que fazer?
A indicação é procurar um profissional da área para resolver essas ligações cruzadas. Em caso de novas construções, a concessionária sugere aos clientes sempre verificarem se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.
Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento 0800 775 0195, WhatsApp (17) 99634-2559, acessar o webchat no site da concessionária (www.igua.com.br/sanessol) ou ir até a loja de atendimento que fica na Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005.