O consumo nunca foi tão digital. Essa mudança impactou diretamente o mercado de marketing e vendas, que vem passando por mudanças estruturais importantes desde então.
Se até pouco tempo atrás se falava em mídia de massa, hoje o foco é na geração de conteúdo personalizado. Mais do que ‘fazer dancinhas’ ou surfar em ‘trends’, as marcas estão focadas em entender a melhor forma de conversarem com seus públicos, oferecendo mais que produtos e serviços, mas também soluções para suas necessidades.
Uma conexão funcional e ao mesmo tempo emotiva, afinal, pessoas se conectam com pessoas. E sua marca, como está se conectando com seu público?
Descobrir isso não é tarefa simples. Assim como um cubo, que de mágico só tem o nome, é preciso saber combinar diversas faces para encontrar a resolução. Esse é o trabalho da Cubo Potência Criativa, assessoria e consultoria de marketing digital, focada em performance e vendas.
Unindo seus conhecimentos e experiências nas áreas, os sócios Maurício Ferreira, desenvolvedor de arte, e Maria Rita Pestillo, criadora de conteúdo, formaram a empresa com o objetivo de compreender, planejar e implementar soluções criativas e que gerem resultados. Começaram em Mirassol e, em dois anos, já expandiram a atuação em estados fora de São Paulo.
Contra o modelo tradicional, o propósito da Cubo não é vender “pacote de posts”, mas buscar pelo melhor posicionamento da marca. Para isso, fazem um planejamento estratégico que inicia em avaliações personalizadas de cada cliente, com análises de dados, diagnóstico de pontos fortes e pontos a serem melhorados.
“Nosso foco é entender a necessidade do cliente para aquele momento, oferecendo a estrutura que ele precisa pra desenvolver suas vendas no digital – e utilizando as ferramentas dessa estrutura, como a geração de leads qualificados – de forma personalizada e eficaz”, explica Maurício.
Atualmente, a empresa atende a diversos segmentos: tecnologia, automotivos, construção civil, mercado imobiliário, gastronomia, entre outros. A Cubo também oferece serviços de inteligência de mercado, e já promoveu pesquisas in loco com potenciais compradores em cidades no noroeste paulista, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Mais do que marketing, foco em experiência do cliente
“Depois de entender a experiência do cliente, iniciamos nossa assessoria, que vai desde criar uma identidade visual até dominar a linguagem ideal para educar os algoritmos. Assim como nenhum faturamento aumenta do dia para a noite, isso também é algo a ser construído, com pesquisas e testes. Também reforçamos muito a importância da cultura da empresa, de alinhar as ações de marketing ao atendimento de qualidade, de ter um processo de pós-venda, seja online ou offline”, explica Maria Rita.
Para isso, a Cubo cria um canal aberto de diálogo com cada cliente, com planos de ação para melhorar a performance digital e o funil de vendas, criando, por exemplo, scripts de atendimento personalizados, com orientações e boas práticas:“Temos que ter em mente que um cliente que faz uma avaliação da sua marca ou serviço quer saber como você vai resolver um problema que ele tem. Por isso, é preciso saber como se comunicar”, reforça Maria Rita.
Faça o teste: Sua empresa promove as boas práticas de vendas digitais?
Você já impulsionou uma publicação e não obteve o retorno do investimento? Sabe como aproveitar o ambiente para gravar um vídeo de stories? E a quantidade ideal de hashtags em um post?
Hoje, muitas pessoas não utilizam somente o Google para fazer buscas. O Instagram e o TikTok, por exemplo, já são ferramentas de pesquisa e avaliação dos consumidores – e por isso, podem ser tão essenciais para seu negócio.
“Entre as boas práticas que promovemos com nossos clientes, uma delas é que toda rede social precisa ser orgânica e humanizada. Ninguém quer ver só promoção e produto. Você tem que manter a conexão com seu cliente, as pessoas precisam se ver ali. Tudo isso importa na hora de trazer mais engajamento e alcance”, explica Rita.
“O retorno do nosso cliente é saber como se posicionar, estruturar ações baseadas em dados e trazer visibilidade para o seu negócio. Falamos que “like” não paga boleto, pois não importa a quantidade de seguidores, se você vende bem em seu nicho. Vender certo é vender com estratégia”, conclui Maurício.
EXCLUSIVO PARA LEITORES DO MIRASSOL CONECTADA: acesse o site www.cubopc.com.br e faça o download gratuito do Guia de Boas Práticas Digitais da Cubo.
Serviço
Cubo Potência Criativa