Entre Patas compartilha dicas para cuidados com os pets no calor e realiza promoção de Verão

Pets também necessitam de cuidados especiais com a chegada do verão (foto: Canva/divulgação)

Se tá calor pra gente, imagina para os peludos? Naturalmente quente na maior parte do ano, a nossa região exige cuidados ainda mais especiais com a chegada do verão e as orientações não devem ficar de lado quando se trata do bem-estar dos animais. Como os pets são mais pequenos, eles estão mais próximos do chão e consequentemente sentem mais calor devido ao aquecimento que vem do solo.

Em 2024, a previsão é de que os termômetros atinjam altas temperaturas e para evitar desidratação, insolação e até doenças a loja Entre Patas preparou algumas dicas para quem não abre mão dos cuidados com seu pet de estimação.

Confira:

Água fresca e em abundância

Garanta que o seu cão e gato sempre tenha à disposição água fresca e limpa, espalhe mais bebedouros pelo ambiente para incentivá-los na hidratação. Uma forma de deixar a água mais fresca é utilizar a embalagem da cartela de ovo para fazer vários cubos de gelo, depois de formados é só desinformar e colocar na tigela para que o líquido se mantenha fresco por mais tempo. O bebedouro elétrico para pets também pode ser uma ótima alternativa.

Coloque também potes com água em frente a sua casa, na sombra, para que os animais em situação de rua possam se hidratar e matar a sede.

Bebedouro elétrico é uma ótima opção para manter a água dos pets sempre fresca (foto: Canva/divulgação)

Ração molhada

Outra dica para manter a hidratação em dia é oferecer aos pets a ração molhada, que contém mais água em sua formulação. Esse tipo de alimento é indicado principalmente para aqueles pets que não bebem água com frequência e pode evitar danos maiores no futuro.

Ração molhada ajuda a hidratar (foto: Canva/divulgação)

Ofereça frutas

Aqui mais uma vez, a sugestão, além de refrescar, é ajudar para que o pet se mantenha sempre hidratado. Algumas frutas liberadas para oferecer aos pets são: abacaxi, banana, caju, água de coco, maçã, pêssego, melancia, entre outras.

Pets também podem comer frutas para amenizar o calor (foto: Canva/divulgação)

Cães de focinhos curto precisam de mais cuidados

Algumas raças de cães estão sujeitas a sofrer mais com o calor, principalmente os do tipo que tem o focinho achatado (buldogue, boxer, pug, etc). Eles podem acabar desenvolvendo a “síndrome braquicefálica”, podendo até mesmo falecer devido a doença se expostos a um calor muito intenso.

Cuidados redobrados com cães que possuem focinho pequeno (foto: Canva/divulgação)

Tosa em cães de pelagem grande

Lembre-se sempre de manter o seu cão tosado caso ele tenha alguma pelagem muito pesada, isso ajuda-o a superar o calor. Cuidado com viagens, pois até mesmo os cães de pelo curto podem superaquecer dentro de um carro. Garanta ventilação e hidrate-o com água fresca sempre.

Manter os pelos dos pets tosados é primordial durante as altas temperaturas (foto: Canva)

Escove seu pet para tirar o excesso de pelos

Com o aumento das temperaturas é normal que os cães e gatos soltem mais pelos, por isso a escovação é tão importante. Além de ser um momento prazeroso e relaxante para o animal, ela é necessária para remover os pelos mortes e evitar a formação de nós, mantendo a pele limpa e a casa livre de pelos.

Escovar os pelos dos gatos evita dermatite, nós e pelos espalhados pela casa (foto: Canva)

Evite horários de maior intensidade do sol

É natural que qualquer cachorro goste de ficar na área externa da casa durante o dia, evite atividades que o leve a ficar muito tempo exposto ao sol, como passear ou brincar em áreas abertas, principalmente entre às 9 e 17 horas. Opte por essas atividades antes das 9h da manhã ou mais próximo ao pôr do sol. Uma boa opção também pode ser levar seu pet para passear em parques ou praças gramadas ao invés do asfalto, que demora a esfriar.

Passeios no gramado são uma ótima alternativa para evitar o calor do asfalto (foto: Canva)

Cuidados com a superexposição ao calor

Quando um cão está muito ofegante é sinal de que ele pode ter ficado muito exposto ao sol ou calor, sendo assim, leve o animal para um ambiente fresco e ofereça água. Os cachorros também podem estar sujeitos a febres e até taquicardia dependendo do caso. Em situações assim, leve o cão imediatamente até um veterinário.

Evite deixar a casinha do cachorro, potes de água e ração expostos ao sol

Um erro bastante comum dos tutores é deixar a casinha do cachorro em ambiente aberto e limitar o espaço do pet somente à área externa. A situação é pior ainda quando o animal é preso por correntes e os bebedouros e comedouros ficam em área de exposição solar. Esse tipo de conduta deve ser evitada em nossa região que é quente na maior parte do ano.

Nunca deixe a casinha e o comedouro em locais expostos ao sol (foto: Canva)

Jamais deixe seu pet dentro de veículos fechados

Nunca deixe seu pet dentro de carros com os vidros fechados, pois a temperatura se eleva rapidamente, podendo levar o bichinho a passar mal e até mesmo à morte.

Nunca deixe o pet dentro do veículo com os vidros fechados (foto: Canva)

Piscina somente com supervisão

Aqui as mesmas dicas válidas para as crianças se aplicam aos pets, principalmente cachorros, que naturalmente se sentem mais atraídos a se refrescarem na piscina com o aumento das temperaturas. Evite o livre acesso do animal a áreas com piscinas e esteja sempre junto no momento de diversão do peludo para evitar acidentes. No verão, a incidência de afogamentos aumenta.

Piscina é ótima opção para refrescar no calor, mas a supervisão do tutor é importante (foto: Canva)

Protetor solar para cães de pelagem clara

Existe uma regra básica da ciência que se aplica até mesmo na cor da pelagem do seu cãozinho. Cor escura tende a absorver mais os raios de sol, já cães e gatos de pelos brancos precisam de cuidados a mais, pois estão sujeitos a desenvolver câncer de pele, na ponta do nariz e orelha. Aqueles que gostam de deitar de costas para o sol podem apresentar a doença na barriga. Procure um protetor solar próprio para animais e mantenha o seu pet mais protegido.

Protetor solar é importante para evitar doenças de pele (foto: Canva)

Evite acúmulo de materiais orgânicos e que possam acumular água

Nesta época do ano, a incidência de mosquitos transmissores de doenças como a leishmaniose aumenta, por isso fique sempre atento à limpeza do quintal e evite juntar materiais que possam acumular água. Além disso, a limpeza em dia evita a proliferação de escorpiões, que podem ter a peçonha fatal também para os pets. O ambiente sujo ainda acentua a proliferação de ectoparasitas que transmitem doenças aos animais.

Evite o acúmulo de folhas e de produtos que possam acumular água (foto: Canva)

Esse conteúdo foi útil pra você? Então siga a loja Entre Patas no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades! Para obter mais informações você pode entrar em contato diretamente pelo Whatsapp (17) 99737-0385.

Agora que você já está devidamente informado sobre os principais cuidados para que seu animalzinho fique protegido do calor, confira “Promoção de Verão” preparada pela Entre Patas:

Sachês de ração ao molho para auxiliar na hidratação:

Churu, alimento nutritivo e hidratante para gatos:

Bebedouro prático:

Bebedouro prático para cães e gatos (foto: Juliana Elias)

Bebedouro de cerâmica para manter a água fresca:

Guias, peitorais e coleiras para passeio:

(Foto: Juliana Elias)

Granulado sanitário Gato Limpo 4k:

Imagem: reprodução/Entre Patas

Special Dog 15Kg:

Imagem: reprodução/Entre Patas

Magnus Todo Dia 15Kg + 1Kg grátis:

Imagem: reprodução/Entre Patas

Serviço:

O Pet Shop Entre Patas fica localizado na rua 9 de Julho, 1620, no Centro de Mirassol

Para mais informações, ligue: 3252-5258 ou é só chamar no whatsapp 17 99737-0385

Clique aqui e siga a Entre Patas no Facebook

Clique aqui e siga a Entre Patas no Instagram

Entre Patas Mirassol (foto: Juliana Elias)