A Polícia Militar de Mirassol emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira, 11, para que as pessoas não compartilhem as mensagens de voz e de texto noticiando supostos desaparecimentos e sequestros de crianças na cidade e na região, pois tratam-se de boatos. De acordo com o 52º BPMI, a falsa notícia se espalhou na última semana em Tanabi e também em Mirassol, gerando pânico entre os moradores.
Uma nota emitida pela polícia militar reforça que não há nenhuma ocorrência registrada que confirme o que diz os áudios que se espalharam:
“Analisando as ocorrências desde o final de semana até o presente momento (5 a 10 de julho de 2024) não há nenhum caso que confirme os áudios que circulam em meio à população. Esclareço que os casos noticiados ao 190 da Polícia Militar nesse período, relatando desaparecimento, tratam-se de pessoas com problemas com saúde, envolvimento com drogas e álcool ou desarranjo familiar – todas envolvendo adultos ou adolescentes. Entretanto não há nenhum caso noticiado que envolva o desaparecimento ou sequestro de crianças”, explica o 1º Tenente da Polícia Militar Vander Pavan Puente, que é subcomandante da 1ª Companhia de Mirassol.
Ainda segundo a nota emitida pelo 52º BPMI, a Secretaria de Educação foi consultada e não há qualquer notícia de fato em escolas municipais que possa dar veracidade aos áudios.
“Aproveitamos a ocasião para reiterar a importância de não divulgar áudios com informações de que não tenham certeza ou mesmo sem saber se aquele fato é verdadeiro. Informações propagadas sem a devida checagem só causam insegurança à sociedade e desespero aos pais e mães de crianças”, finaliza o tenente.