Prefeitura diz que árvores cortadas na entrada da cidade estavam com raízes e caules condenados

Árvores na principal entrada de Mirassol foram cortadas (Foto: Divulgação)

Na manhã do último sábado, 02, moradores de Mirassol foram surpreendidos quando passaram pelo trevo do principal acesso à cidade na avenida Modesto José Moreira e se depararam com as árvores que ficavam na rotatória cortadas. As plantas da espécie Ipê, além de um importante equipamento natural, enfeitavam o ponto nas épocas de floração e também proporcionavam uma considerável sombra na via no entorno da rotatória.

De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Mirassol, as árvores localizadas no trevo da entrada principal da cidade foram suprimidas devido a um processo de condenação em suas raízes e caules, o que comprometia a segurança da área e a saúde das plantas. A decisão pelo corte foi tomada dentro do plano de revitalização do trevo, que prevê a renovação da área verde do canteiro central.

A prefeitura afirma ainda que o processo de supressão das árvores seguiu um processo transparente, com a divulgação de um laudo técnico no site do executivo e oferecendo a oportunidade para que a população se manifestasse a respeito da decisão. Na nota divulgada é destacado que para cada árvore retirada, cinco novas serão replantadas.

Árvores proporcionavam sombras na via em volta da rotatória (Foto: Google Maps)

Nos últimos anos Mirassol teve vários pontos onde árvores foram suprimidas, como na frente da escola Bartyra, no cruzamento da Inter, na avenida Alfredo Blundi e em vários outros pontos. Na maioria dos casos a justificava é a mesma: árvores condenadas que ofereciam risco de queda e acidentes para pedestres e veículos.

Menos árvores, mais calor?

Diversos estudos apontam que as árvores possuem uma grande capacidade de absorção do calor, impedindo que o asfalto e outras superfícies recebam diretamente o calor do sol através da sombra proporcionada pelas copas. Outros benefícios é que as arvores também liberam vapor de água pelas folhas, refrescando e aumentando a umidade do ar. Resumindo em poucas palavras: quanto mais asfalto e concreto e menos vegetação, mais calor intenso.

Em cidades como Mirassol, que fica localizada em uma região generosamente banhada pelo sol, o calor já é naturalmente maior que em outras regiões, portanto ter mais áreas verdes pode contribuir diretamente para minimizar os danos causados pelo calor e exposição ao sol.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Mirassol informa que as árvores localizadas no trevo da entrada principal da cidade foram suprimidas devido a um processo de condenação em suas raízes e caules, o que comprometia a segurança da área e a saúde das plantas. A decisão pelo corte foi tomada dentro do plano de revitalização do trevo, que prevê a renovação da área verde do canteiro central.

É importante destacar que, para cada árvore retirada, cinco novas serão plantadas, garantindo assim a compensação ambiental e o reforço da arborização local. Além disso, o processo de supressão foi transparente, com a divulgação do laudo técnico no site da Prefeitura, oferecendo a oportunidade para que a população pudesse se manifestar a respeito.

O compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental segue firme, e o trevo, após revitalizado, proporcionará uma área mais segura, atrativa e sustentável para os moradores e visitantes de Mirassol.