Alunos de Mirassol participam da 87ª Semana Euclidiana em São José do Rio Pardo


Alunos e ex-alunos da escola Iria participam da 87ª Semana Euclidiana (foto: divulgação)

Alunos e ex-alunos da Escola Estadual Iria Barbieri Vita, de Mirassol, viajaram na última sexta-feira (8) para São José do Rio Pardo, interior paulista, para participarem da 87ª Semana Euclidiana. Com o tema “Euclides da Cunha – O Arauto da Modernidade”, a programação teve início no dia 9 e segue até o dia 15 de agosto, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e admiradores da obra do autor em uma extensa agenda cultural e educativa.

O movimento Euclidiano surgiu em 1912, iniciado por amigos três anos após seu assassinato, como forma de homenagear a importante figura de Euclides. A Semana Euclidiana surgiu décadas mais tarde, em 1936, iniciando oficialmente como evento em 1938.

Euclides viveu durante três anos em São José do Rio Pardo, para reconstruir uma ponte que havia caído logo após a inauguração e durante esse tempo, escreveu a maior parte de “Os Sertões ” (1902). A obra-prima analisa o Brasil profundo e se tornou um marco da literatura e do pensamento social brasileiro. O evento é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

Neste ano, o tema destaca o papel de Euclides como visionário e crítico de seu tempo, abordando sua contribuição intelectual para os debates sobre modernidade, progresso, identidade nacional e justiça social. A programação inclui palestras, mesas-redondas, caminhadas históricas, apresentações artísticas, lançamento de livros, atividades voltadas ao meio ambiente e oficinas literárias. Entre os assuntos debatidos estão crítica social, transformação, educação pública de qualidade, meio ambiente e direitos humanos, temas que continuam relevantes mais de um século após a morte do autor.

A escola mirassolense participa do evento desde 2017, graças ao incentivo da educadora Silvia Regina Madi Pinheiro Alves, conhecida como professora Gi. Ela mesma foi euclidiana nos anos 1980, quando ainda era estudante, e hoje lidera o projeto ao lado da professora de história, Cássia Regina Bueno Rodrigues Pereira. Ambas compartilham a missão de manter viva a obra e o pensamento crítico de Euclides da Cunha entre os jovens.

O projeto atual conta com a participação de 16 alunos em Mirassol, sendo sete do ensino médio, cinco do ensino superior e quatro pesquisadoras que continuam envolvidas mesmo após saírem da escola. Para Profª. Gi, a experiência é transformadora: “A Semana Euclidiana é especial, é diferente de tudo, riquíssima em conhecimento, cultura e beleza. Quem vai, se apaixona”, afirma a educadora.

A iniciativa também representa um importante intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes cidades e níveis de ensino, promovendo não só a leitura crítica da obra euclidiana, mas também o engajamento com temas sociais e históricos fundamentais para a formação cidadã.

Alunos participam da 87ª Semana Euclidiana (foto: arquivo pessoal)