Os cerca de 300 alunos de 4 a 10 anos de idade da Escola Municipal Lauro Rocha – E.M.E.F.E.I., no bairro Santa Cruz, foram atendidos pela ação “Pequenos Olhares” na sexta-feira passada (18). O trabalho – apresentado para a Prefeitura de Mirassol e Departamento Municipal de Educação (DME) pelo Projeto Maria Rennotte em parceria com a empresa Essilor – detentora das lentes Varilux – e o Hospital dos Olhos (HO) Redentora, de São José do Rio Preto – consiste em identificar os alunos das escolas municipais que têm problema oftalmológico, e a proposta é fornecer, sem custo para a família, o óculos (armação e lentes) para a criança.
Estiveram presentes na Escola Lauro Rocha para acompanhar de perto a ação o chefe de Gabinete, Renato Scochi, a diretora do DME, Luzia de Fátima Paula, o presidente da Câmara Municipal, Caco Navarrete, e os vereadores Nando Nogueira e Cida Dias. “A ação é dividida em três etapas. Primeiro fazemos os testes de acuidade visual, depois o encaminhamento médico ao Hospital do Olho, de São José do Rio Preto, e havendo a necessidade o aluno receberá o óculos”, explicou Luzia. “Temos a certeza que essa ação vai contribuir muito não só para o aprendizado, mas para a qualidade de vida das nossas crianças”, acrescentou.
Em Mirassol, a ação “Pequenos Olhares” teve início no dia 13 de maio e a primeira instituição de ensino a receber a iniciativa foi a Escola Professor Darcy Amancio – E.M.E.F.E.I., no bairro Cohab II, e depois no dia 28 de maio foi realizada na Escola Professora Lúcia Medina – E.M.E.F.E.I., no Karina. Os próximos alunos a serem atendidos serão da Escola Professor Wilson Paschoal, no Alvorada, em agosto. O objetivo da DME é atender os 3,6 mil alunos da rede municipal.