Mirassol Conectada

Alunos buscam doações para revitalizar área de estudos em Escola Estadual de Mirassol

Entediado com a falta de cores na área de estudos e lazer da escola em que frequenta todos os dias, o secundarista Guilherme Muniz, 16, resolveu agir e transformar essa realidade cinza. Em contato com a coordenação do Programa Escola da Família* o estudante teve o apoio que precisava. Para dar vida ao lugar, o aluno, que também é grafiteiro, teve a iniciativa de convidar outros artistas para colorir o espaço chamado de “Jardim Cultural”.  O mutirão de graffiti acontece neste domingo (24.09), das 8h às 17h.

Fotos do espaço antes
Pintura antiga já estava desgastada pelo tempo

“Eu já estava enjoado.  A escola era só verde, três tons diferentes. É cansativo chegar e encontrar tudo sempre do mesmo jeito. Cor é vida. Lá é a nossa área de lazer e estudo, quando o professor quer dar uma aula mais elaborada e ao ar livre pode utilizar esse espaço mas ele estava horrível e abandonado, por isso gostaria de tornar ele mais aconchegante, afinal é nosso local de convívio”, disse o idealizador da ação, Guilherme Muniz, em entrevista ao MC.

O estudante e grafiteiro Guilherme Muniz é o idealizador do evento (Foto por Natália Campanholo)

Junto com a escola ele busca agora ajuda para concluir o projeto. “Nem sabia que o Guilherme grafitava, foi uma iniciativa muito boa para mudar a escola. Como não dispomos de muitos recursos, necessitamos de qualquer material relacionado à pintura (como latas de spray), paisagismo, alimentação ou contribuição financeira. O intuito deste projeto é o de estimular a arte e a cultura dos envolvidos, resgatando princípios da ética, moral e cidadania. Toda contribuição será bem-vinda e é fundamental”, afirma a vice-diretora da escola Profª “Iria Barbieri Vita” e coordenadora do programa, Keli Cristina Milhem Gauy Martinez.

Para o mutirão já são mais de 15 artistas confirmados, das cidades de Mirassol, São José do Rio Preto, Tanabi e Guapiaçu. Entre eles Cubone, Tenani, Will Carvalho, GMZ, Loko, Gui Muniz e Lívia Benini. O envolvimento foi tão bacana que, além dos profissionais confirmados, até estudantes de outras unidades de ensino abraçaram a causa e irão participar. É o caso da aluna da Escola “Genaro Domarco”, Maria Isabel Donini, que deve grafitar pela primeira vez: “Eu sempre gostei muito de desenho e arte em geral. Sempre tive vontade de grafitar mas nunca oportunidade. Aí o gui me falou desse projeto e claro que na hora eu topei. Estou muito feliz com a oportunidade”.

As pessoas interessadas em colaborar com doações podem entrar em contato através do número 98165-8312 ou 3242-4760. A unidade de ensino fica localizada na Rua dos Brandimarte, n° 1450, Jardim Santa Claudia.

Saiba o que é o Programa “Escola da Família”

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.

Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura. Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa. Fonte: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/subpages/sobre.html

 

Sair da versão mobile