Alunos de engenharia fazem visita técnica à ETA

publicidade

Alunos do curso de engenharia civil da Unilago, de Rio Preto, fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA-Sanessol), localizada no bairro São José. O objetivo foi apresentar ao grupo formado por 15 estudantes como é feito o tratamento de água superficial na ETA, desde sua captação através de adutoras até as etapas de tratamento: coagulação, flocolação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

Visita dos alunos da Unilago à ETE (Imagem: divulgação)

 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) trata a água que é captada no rio São José dos Dourados. O seu monitoramento é parcialmente automatizado, permitindo uma avaliação rigorosa da qualidade da água em todos os seus estágios – bruta, tratada e pronta para distribuição -, além do controle de produtos químicos utilizados no tratamento. Sensores e sondas também auxiliam no controle de qualidade.

A captação da água superficial responde por 40% do abastecimento de Mirassol. Já a captação de água subterrânea é feita em 40 poços, com profundidade média de 150 metros, localizados no Aquífero Bauru. A água subterrânea é responsável por 60% do abastecimento da cidade.