A Prefeitura de Mirassol divulgou em seu site oficial que extinguiu a área do São José que era utilizada para descarte irregular de lixos e resíduos. Após pedido feito pela Seção Técnica de Vigilância Epidemiológica do município, os Departamentos de Serviços Municipais, Departamento de Agricultura e Assessoria de Meio Ambiente trabalharam em conjunto para limpar e fechar o local. O trabalho foi realizado na última semana.
Um cordão de terra com 2 metros de largura por 2 metros de altura foi criado para bloquear a entrada de veículos e pessoas, que usavam o local para se desfazer de lixo orgânico, galhos, móveis antigos e até mesmo animais mortos.
A ação também é uma forma de evitar a reprodução do Aedes Aegypty, que causa doenças como zika, dengue, chikungunya, febre amarela, além de reduzir a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões.
A área também deve passar por reflorestamento, a previsão é de que cerca de 2 mil mudas sejam plantadas no local. As medidas foram acordadas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reparação dos danos ambientais e o enquadramento do município dentro das normais ambientais.