Os atletas de Mirassol que praticam Badminton trouxeram sete medalhas para casa, conquistadas durante a 4ª etada do Campeonato Estadual de Badminton. As competições ocorreram no último fim de semana, no Centro Regional de Eventos de São José do Rio Preto.
Balbino foi campeão na categoria simples aberta e bronze na categoria dupla masculina aberta. Giovane Oliveira foi campeão na categoria dupla masculina aberta e bronze na categoria simples masculina aberta. Emanuel Silva foi vice-campeão na categoria simples masculina sub-11 e bronze e campeão na categoria dupla masculina sub 11. Carlos dos Santos foi bronze na categoria simples masculina Sub-17. Marlo Alberto foi bronze na categoria duplas mistas sub-15.
“Esse campeonato nos dá a vaga e classificação para a próxima etapa estadual, que acontecerá em dezembro em São Bernardo do Campo”, explica o técnico Balbino.
A próxima competição que a equipe mirassolense participa são os Jogos Abertos, que acontecem na cidade de São Carlos de 14 a 18 de novembro. No último ano, a equipe masculina de Mirassol foi campeã na disputa.
Atualmente cerca de 40 crianças participam das aulas de Badminton, que são oferecidas gratuitamente de segunda e quinta-feira, às 19h30 -, na quadra da Cohab 2 (rua dos Galavotti). Os treinos são gratuitos e abertos ao público em geral, com foco principalmente em crianças e adolescentes dos bairros Cohab 2 e 3, Nova Esperança, Bela Vista e Santa Cláudia.
O grupo existe graças ao trabalho voluntário prestado pelo técnico da equipe, Balbino conheceu o Badminton há quatro anos, no Sesc de Rio Preto, começou a praticar e resolveu trazer para Mirassol e ensinar as crianças do bairro onde mora. A equipe tem apoio do Departamento de Esportes e Lazer do município para transporte para algumas disputas que acontecem, mas precisa de ajuda para manutenção do material utilizado.
Quer tiver interesse em auxiliar a equipe pode entrar em contato com Leandro Balbino pelo telefone (17) 99232-4041.
Sobre o Badminton
O badminton é uma modalidade olímpica que pode ser praticada de forma individual ou em dupla. Para praticar o esporte são necessários uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie e uma raquete. O objetivo do jogo é parecido com o do tênis: é necessário fazer com que a peteca toque no campo do adversário, passando por cima da rede para marcar o ponto. O jogo possui três tempos de 15 pontos, ganha quem conquistar dois ou três sets.