Aumento de adoções: Entre Patas destaca o trabalho de instituições de Mirassol

 

A pandemia fez com que a busca por uma companhia pet alavancasse em todo o país, inclusive em Mirassol. Muita coisa mudou na vida das pessoas nesse último ano, inclusive as prioridades. E se antes a gente vivia em uma corrida desenfreada para chegar sabe se lá onde, hoje muito se prioriza aproveitar melhor o tempo em família e isso inclui também o animalzinho de estimação.

Muita gente encontrou na companhia animal uma opção para diminuir os efeitos da solidão causada pelo isolamento e isso teve um efeito positivo em relação às adoções, já que muitos animais que antes viviam em situação de rua puderam enfim ganhar um lar.

Um resgate bastante marcante para os Protetores e Associados Mirassolenses de Proteção Animal (PAMDA) foi o de uma cachorrinha que estava abandonada em um canavial junto com seus filhotes. De acordo com Cristina Bonzegno, presidente do grupo, mãe e filhos foram resgatados durante uma época de muito frio na cidade e receberam todos os cuidados necessários antes de serem colocados para adoção.

Durante avaliação, o grupo notou que a cachorra estava grávida novamente e por isso ela continuou no abrigo, enquanto os três filhotes – um macho e duas fêmeas – que estavam com ela já foram adotados.

 

Os filhotinhos que estavam na barriga dela no momento do resgate nasceram no final de julho, são cinco no total, três deles já foram adotados e dois machos (fotos deles abaixo) ainda aguardam adoção.

Filhotes disponíveis para adoção (foto: divulgação)

 

Em contato com outra instituição de proteção animal, a AMPA – Associação Mirassolense de Proteção aos Animais – a nossa equipe foi informada de que também houve um aumento significativo no número de abandono durante o período de pandemia, principalmente animais adultos e doentes.

Por outro lado, animais que estavam há muito tempo aguardando um lar ganharam visibilidade com a intensidade do movimento das redes sociais durante o isolamento. “Tivemos adoções especiais de animais que estavam há muito tempo no abrigo. Um dos exemplos mais marcantes foi a adoção do cão Badoo”, conta Ana Ruffo, integrante da AMPA.

De acordo com Ana, o Badoo foi resgatado no carnaval de 2019, com uma fratura na perna que estava bem feia e com bichos.  Apesar do tratamento intenso, a perna dele acabou atrofiando e precisou ser amputada. Mesmo recuperado, vacinado e castrado, Badoo esperou por dois anos na AMPA, até finalmente ganhar uma família em julho deste ano.

Adoção do cão Badoo, que hoje se chama Frederico (foto: divulgação/AMPA)

 

Ele foi adotado pela veterinária Prisciane Leme Piuci, ela veio de Curitiba para São José do Rio Preto para abrir um Petshop e resolveu que queria adotar um cão. A partir de então ela começou a pesquisar por instituições e chegou até a AMPA, ela foi ver os animais disponíveis e conta que foi instantânea a vontade de “escolher” o Badoo, que agora é Frederico.

“Vi a foto e me apaixonei! Depois li a história, que ele estava desde 2019 aguardando um lar… Me apaixonei mais ainda! Eu já cuidava de um cãozinho deficiente lá em Curitiba, ele é cadeirante e tudo mais. Sempre tive um carinho maior por esses animais, pois sei o quanto é trabalhoso e difícil de cuidar deles, sei que muitas vezes não são escolhidos pelos adotantes”, completa Prisciane.

E a adaptação dele foi ótima, ela explica que na primeira semana ele era um anjinho, depois se soltou mais, um detalhe importante contado pela adotante é que Frederico não sabe que não tem uma das perninhas, ele brinca, corre, pula, faz bagunça como qualquer outro cão. No novo lar, ele ganhou a companhia de dois cahorros e se dá super bem com eles.

“Ele é um amor com todo mundo! Apesar do tamanho (todo mundo acha que ele é bravo), é um amor, brinca com todos que aparecem e adora dar uns”lambeijos”, finaliza ela.

Frederico tranquilão no novo lar (foto: arquivo pessoal/Prisciane)

 

A AMPA e o grupo PAMDA possuem vários animais adultos e filhotes, cães e gatos, machos e fêmeas. Quem quiser conhece-los pode agendar uma visita:

AMPA: de segunda a sexta-feira no período da tarde, pelas redes sociais.

Curta a página da AMPA no Facebook

PAMDA: entrar em contato pelo número (17) 99624-7799

Curta a página do grupo PAMDA no Facebook

Quer adotar? Saiba como!

Existem muitos animaizinhos, tanto cães como gatos nos abrigos de Mirassol aguardando por adoção. Vitor Hugo Navarrete, proprietário da loja Entre Patas – Pet lar, sempre incentiva os moradores que desejam ter um novo integrante na família a recorrer a esses lugares, já que esses animais estão há muito tempo aguardando um lar.

Vitor conta que sentiu no movimento da loja o aumento no número de adoções, apesar de sempre ouvir relatos de abandono. A loja está sempre divulgando o trabalho realizado pelas instituições de Mirassol, a fim de incentivar a adoção, além de orientar o morador sobre alguns pontos importantes a se levar em consideração antes de realizar a adoção.

Confira o que é preciso ter em mente na hora de adotar um animal:

Aspecto financeiro

Esse é um dos pontos importantes a serem levados em consideração no momento de adotar, pois o animal inevitavelmente irá gerar alguns gastos com alimentação, remédios, vacinas, algumas consultas ao veterinário e principalmente com a castração, que permite uma vida mais saudável ao pet, além de ajudar a evitar o abandono de outros animais que podem não ter a oportunidade de receber um lar com amor e atenção.

Espaço

Os amantes de pets que moram em apartamentos ou casas com pouco quintal sofrem grandes dificuldades na hora de adotar um animalzinho de estimação, principalmente quando se trata de cães. Mas não é motivo para abrir mão de uma adoção responsável.

De acordo com Vitor, é necessário levar em consideração alguns fatores antes de escolher o pet, o ideal nesses casos é optar por raças de pequeno porte, quem sabe você pode até optar por dar um lar a um cão que já seja adulto e que não vai crescer mais. “Eles se adaptam facilmente a pequenos ambientes pois necessitam de menos espaço para circular, descansar, se alimentar e fazer necessidades” – completa Vitor.

Em casos de apês, um gato pode ser a companhia ideal, eles são mais independentes e aprendem desde filhotes a fazer as necessidades na caixinha de areia. Não precisam de passeios e são bastante apegados ao espaço onde vivem. Ao contrário do que diz a lenda, os bichanos são ótimos companheiros e super carinhosos, adote um e veja por si mesmo. Você vai se apaixonar pelo romrom.

Afeto e tempo

Por último, a questão mais importante destacada por Vitor Hugo Navarrete é que todo animal precisa de amor e atenção, por isso o tutor deve saber antes de realizar uma adoção que ele está inserindo um novo membro na família e que terá que dedicar parte do seu dia para ele. No caso dos cachorros é preciso construir uma rotina de passeios para evitar estresse e ansiedade, ele também vai querer brincar e receber carinho. O gato, apesar de não ter a necessidade de sair de casa, também vai querer brincar e receber atenção de seu tutor.

Clique aqui e siga o Instagram da Entre Patas 

Quem quiser mais orientações pode ir até a loja Entre Patas – Pet Lar, que fica na rua 9 de julho, 1620, centro em Mirassol. O whatsapp da loja é (17) (17) 99737-0385.

Clique aqui e entre em contato diretamente pelo Whatsapp

Serviço:

“Entre Patas Pet Lar”

Endereço: rua 9 de julho, 1620, Centro – Mirassol/SP

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 12h.