Um cachorro macho foi encontrado abandonado e amarrado em um poste na estrada rural próximo à sede da Associação Mirassolense de Proteção aos Animais (AMPA), em Mirassol. Junto ao animal havia um bilhete com os dizeres: “Estamos deixando os cachorro aqui porque vamos mudar pro apartamento e não pode ter cachorro. Escoby e Belinha”. Segundo a associação, apenas um cão estava amarrado ao poste e aquela que seria a “Belinha” não foi localizada. O caso aconteceu na última quinta-feira, 5, por volta do meio-dia.
Em publicação feita nas redes sociais nesta sexta, a AMPA se manifestou sobre o ocorrido: “Estamos desde ontem tentando achar palavras pra fazer essa postagem. Nosso trabalho é VOLUNTÁRIO, sobrevivemos de doações, temos limitações físicas e financeiras. O seu animal é de sua INTEIRA RESPONSABILIDADE. Na falta de condições, cabe a você ou seus familiares cuidarem ou providenciar novos tutores” – diz a legenda da publicação.
O abandono de animais é crime, segundo o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 “É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Sob pena de detenção de três meses a um ano e multa”.
O animal encontra-se recolhido provisoriamente na entidade, para que não corra risco de vida sem alimento e abrigo nesses dias chuvosos. Logo ele vai estar disponível para adoção e se alguém tiver interesse em oferecer um lar para o Escoby pode entrar em contato com a AMPA pelas redes sociais.
Clique aqui e siga a AMPA no Instagram
Clique aqui e acompanhe a AMPA pelo Facebook
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Mirassol para que os autores sejam identificados e responsabilizados pelo ato praticado.