A cantora e compositora mirassolense Regina Benedetti é uma das atrações confirmadas para esta terça-feira (16) no Festival Literário de Votuporanga. A artista sobe no Palco das Artes, às 20h30 e apresenta o projeto “Fulô Benedetti”, um autêntico trabalho de forró pé-de-serra, com canções que tratam dos costumes e da cultura nordestina. A classificação é livre.
O Festival Literário de Votuporanga está em sua 12ª edição e acontece entre os dias 13 e 21 de agosto, no Parque da Cultura. O evento conta com exposições, apresentações e outras atrações do universo literário. Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.
Sobre Regina Benedetti
Regina Benedetti é cantora, compositora, psicóloga, violonista e percussionista paulista. Nascida em Mirassol, ganhou e participou de diversos festivais de MPB e de música italiana no Brasil. Consagrou-se na região de São José do Rio Preto onde iniciou sua trajetória artística. Lançou dois CDs autorais, além de singles e clipes com produção na capital paulista: “Juras” e “ O Canto da Sereia” – Uma homenagem a cultura afro-brasileira. Viveu na Itália e três anos nos Estados Unidos, onde se apresentou nas melhores Casas de Jazz e em Turnê CD Show Release “ O Canto da Sereia” com indicação ao Latin Grammy 2012 e outros prêmios como Brazilian International Press Awards (2103, 2014 e 2015) como Melhor Cantora e melhor CD Brasileiro nos Estados Unidos. Foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 como “Melhor artista de Samba”, cujo homenageado do evento foi Roberto Menescal e sua bossa nova.
Regina mostrou através de sua música aspectos estéticos do Brasil, quando lecionou na Universidade de Harvard na 11o Semana do Brasil em Harvard em abril de 2013.
Fez trajetória na Região de Minas e Triângulo Mineiro: Uberaba, Peirópolis, Uberlândia, levando sua música e se apresentando com diversos artistas uberabenses.
Participou o ano passado (2021) do primeiro Festival Internacional de MPB, intitulado “Bossa Nova & Beyond” (“Além da Bossa Nova”) que contou com a participação de músicos profissionais de diversas partes do mundo e é composto por uma seleção de mais de 20 compositores brasileiros e mais de trinta intérpretes da Bossa Nova à MPB.
Também foi finalista em 2021 do Festival Brasil Japão.
Sobre o projeto “Fulô Benedetti”
Regina apresenta neste trabalho o autêntico forró pé-de-serra, divulgando através de suas canções os costumes e a cultura do Nordeste, emanando o calor, a alegria e a força do povo nordestino. A cantora e compositora traz em seu estilo vibrante uma variedade de ritmos como o baião, o xote e o xaxado, que se integram num show inesquecível. A cantora acumula uma vasta experiência dentro da música popular brasileira compondo e interpretando ritmos como samba, xote, baião, ijexá, maracatu, dentre outros, realizando turnês que marcaram sua carreira em países como Itália e Estados Unidos. Realiza grandes eventos durante todo ano, registra dois CDs autorais além de clipes e indicações a prêmios nacionais e internacionais como Latin Grammy, Brazilian Press Awards e PPM- Prêmio Profissionais da Música, como Cantora de Samba.
O Projeto “Fulô Benedetti” – Clássicos Nordestinos foi vencedor do Prêmio Nelson Seixas ProAC Municípios em São José do Rio Preto/SP 2019, e no ProAC Lab Expresso 2020 pelo Estado de São Paulo, cujo padrinho do Projeto é o sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim, artista que ficou conhecido com a composição “Esperando na Janela” que se eternizou na voz de Gilberto Gil.
A banda tem uma formação tradicional do forró-pé-de-serra:
– Vocal, triângulo e violão (Regina Benedetti)
– Zabumba (Marco Mourão)
– Acordeon (Mário Bonfim)
O sanfoneiro Mário Bonfim (que atualmente acompanha a cantora) tem uma vasta experiência tocando acordeon desde os 12 anos, trabalhou e formou diversos artistas no cenário nacional e internacional. Gravou o CD em 2018 “o Nordeste em mim” com canções de sua autoria que também faz parte do show que será apresentado no FLIV.
O baterista e percussionista Marco Mourão promete levar muito “‘swing com seus repiques e marcações com sua zabumba. Filho do conhecido e respeitado “Mestre Boca” de São José do Rio Preto, é um dos músicos mais solicitados do cenário artístico e do noroeste paulista. Esse trio não vai deixar ninguém parado. Bora Forrozar!
Repertório e o que esperar do show em Votuporanga
O show deve ter duração de 90 minutos e tem como proposta colocar todo mundo para cantar, dançar e se emocionar. No repertório aparecem músicas de Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Zé Dantas, Humberto Teixeira dentre outros, além de canções autorais de Regina.
O show é gratuito e a indicação livre!
Siga a @reginabenedetticantora no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!
www.reginabenedetti.com.br