Com apenas dois meses de atividade, a loja com produtos vindos direto do Nordeste do Brasil ampliou o espaço para atender melhor os clientes e oferecer maior variedade de produtos. A Casa do Norte Mirassol, além de loja, se transformou também em ponto de reconhecimento cultural para famílias.
O sonho de abrir o espaço foi cultivado no coração da família de Silsa Araújo e de seu esposo Roni Canaã por 12 anos e em agosto deste ano se tornou realidade.
“Como todos sabem, meu marido veio do Nordeste e sempre teve o sonho de trazer um pouco da terra dele para Mirassol, como sempre amei essa cultura maravilhosa abracei esse sonho, depois de anos nos estabilizando, conseguimos abrir a Casa do Norte”, contou a proprietária.
O nome é Casa do Norte, mas os itens comercializados são nordestinos, em uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo, o professor Pedro Paulo Funari, do departamento de história da Unicamp, explicou o porquê: “antes da divisão das regiões brasileiras pelo IBGE, tudo que estava acima do Rio de Janeiro era Norte. E tudo que ficava abaixo era Sul. A expressão ‘Nordeste’ foi criada somente no fim dos anos 1930, início dos 1940. E a migração nordestina para RJ e SP, quando essas casas começaram a ser abertas, data do fim do século 19”, diz.
Silsa conta que a princípio, a ideia era montar uma loja com produtos vindos diretamente do Nordeste, mas aos poucos o ambiente, que é rico em cultura, se tornou um ponto de encontro de famílias e reconhecimento cultural. Isso porque todos os dias, principalmente aos finais de semana, diversos moradores que vieram do Norte há anos, trazem filhos e netos para ter contato com os objetos e alimentos típicos dos estados de origem.
“Vários pais que saíram do Norte há dezenas de anos trazem suas crianças, filhos, netos e sobrinhos, para conhecerem a loja e mostra com tanto amor cada objeto que temos, os chapéus, os chinelos, as bolachas e doces do Norte que eles comiam quando era criança. Isso é muito gratificante para nós”, completa Silsa.
O sucesso aconteceu como forma de retribuição a todo o esforço que os proprietários fazem para que a loja esteja sempre abastecida. Todos os meses, o casal caí na estrada e enfrenta mais de 2.300 quilômetros e vai para Bahia, Pernambuco e agora Maranhão e Piauí, para buscar produtos frescos e encomendas dos clientes.
Os clientes encontram na loja produtos como Buchada de Bode pronta para preparo, doces, temperos, grãos, bolachas, bebidas e utensílios como redes, panelas, chinelos e decoração, tudo feito no Nordeste do país.
Devido ao grande fluxo de pessoas e demandas de encomendas a Casa do Norte teve que expandir a loja, agora o ambiente é maior e tem variedade de grãos e bolachas, que são os produtos com maiores pedidos.
“Quero agradecer nossos clientes, nós fizemos a loja para atendê-los, mas na verdade são eles nos receberam e acolheram. Sou muito grata e estou muito feliz, só tenho gratidão por todos”, ressalta Silsa.
Clique aqui e entre em contato com a Casa do Norte pelo Whatsapp
Clique aqui e curta a página Casa do Norte Mirassol no Facebook
Clique aqui e siga a Casa do Norte Mirassol no Instagram
Serviço:
Casa do Norte Mirassol
Horário de atendimento: De segunda a sábado das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 18h, aos domingos das 08h às 12h e aos feriados das 8h às 16h.
Endereço: rua dos Zanata, nº 1915, no bairro Alvorada
WhatsApp: (17) 99155-3447.