A Prefeitura Municipal de Mirassol divulgou nesta semana o número atualizado de casos confirmados e de suspeitas de dengue na cidade este ano. De acordo com o executivo, a cidade passa oficialmente por um surto, foram 1.005 notificações desde o início do ano, com 481 casos confirmados. Em 2019 houve um aumento considerável comparado ao mesmo período do ano passado, foram pelo menos três vezes mais suspeitas e confirmações.
Questionada sobre as ações que tem tomado para enfrentar a situação, a Prefeitura disse que mantém um trabalho constante de conscientização e bloqueio. Feito através de agentes de combate à doença, que visitam imóveis diariamente para orientar e fiscalizar. Campanhas de combate à dengue também acontecem nas escolas municipais, com os alunos se tornando multiplicadores das práticas a serem adotadas para evitar a doença.
Apesar da grande quantidade, o Executivo confirmou que seis bairros lideram o número de casos de dengue, são eles: Centro, Regissol, Aeroporto, São José, Tarraf e Vale do Sol. Se você é morador de um desses bairros, atenção redobrada na hora de se proteger.
Prevenção
A melhor forma de se evitar a dengue ainda é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação e proliferação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é muito importante ficar atento e não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Em épocas de surto como a que vivemos atualmente, o uso de repelentes pode se mostrar um excelente aliado para evitar picadas do mosquito. Repelentes de todos os tipos são encontrados em supermercados e farmácias.