Após Rio Preto anunciar que entra em lockdown a partir das 0h desta quarta-feira, 17, foi realizada uma reunião com os prefeitos de cidades da região para discutir a possibilidade das restrições se estenderem também nos municípios vizinhos.
Em nota, a Prefeitura de RP divulgou que prefeitos de mais 11 cidades da região já anunciaram adesão as medidas mais restritivas, são eles: Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassit e Sales.
O Prefeito de Mirassol, Edson Antônio Ermenegildo, ainda não decidiu se a cidade vai aderir a medida. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o chefe do executivo aguarda a publicação do decreto de Rio Preto para levar a minuta em discussão com o Comitê Gestor da Covid do município antes de tomar uma decisão.
Na videoconferência realizada hoje entre os prefeitos da região, Edinho Araújo explicou que as medidas mais restritivas se devem ao fato de “estarmos vivendo o pior momento da pandemia, com o sistema de saúde à beira de um colapso, e num momento em que faltam até insumos no mercado para abertura de novos leitos” – disse.
O diretor do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, participou do encontro e afirmou aos prefeitos que o colapso é iminente e que a ocupação dos leitos já chega próximo dos 100%. Ele defende as medidas mais restritivas como a única forma de frear o avanço da doença. O HB atende 102 municípios da região e não tem como receber mais pacientes graves.