Na noite da última quinta-feira, 12 de novembro, aconteceu em Mirassol o último debate com os candidatos a prefeito antes das eleições municipais, previstas para domingo, 15 de novembro. Estiveram presentes: Amaury do Posto (Patriota), Dr. Edson (PSDB), Marcão Alves (PP), Newton César (Dem) e Tiago Barbosa (PSC).
O atual prefeito André Vieira (PTB) faltou e não justificou aos organizadores o porquê de não participar, já o dr. Paulo Thomé (MDB) havia confirmado a participação, mas cancelou e se justificou em suas redes sociais, por meio de uma carta aberta.
Como foi
No primeiro bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentarem aos eleitores de Mirassol. A ordem de fala foi definida por meio de sorteio e o primeiro a fazer uso do microfone foi o Newton César, do DEM, seguido por Marcão Alves, PP; Tiago Barbosa, PSC, Amaury do Posto, Patriotas e Dr. Edson, do PSDB.
Temas livres
Já o segundo bloco se iniciou com os candidatos podendo se confrontar com réplica e tréplica, com temática livre. O primeiro sorteado para perguntar foi o candidato Amaury do Posto, que escolheu questionar Newton César sobre os projetos para o prédio construído no bairro Portal com propósito de ser uma escola municipal.
Em resposta, o mesmo afirmou que o local não é adequado para receber educação infantil, já que possui escadas e que, portanto, caso eleito, tentará realizar no local um espaço voltado para o ensino fundamental, precisando nesse caso de uma parceria com o estado, porém ressaltou que seria difícil devido a ausência de quadra poliesportiva. Outra possibilidade destacada pelo mesmo foi transformar o espaço em um lugar voltado para cursos profissionalizantes.
O segundo sorteado foi Tiago Barbosa, que escolheu Marcão Alves para responder a sua pergunta. Ele questionou sobre a proposta do candidato para o funcionalismo público municipal. Em resposta, Marcão fala sobre a falta de estrutura física municipal e diz que “essa pergunta deveria ter sido feita ao Dr. Paulo Thomé” – ausente do debate – pelo fato da esposa dele fazer parte do funcionalismo municipal e receber um salário bruto considerado alto para os padrões da cidade.
Em seguida, Dr. Edson foi sorteado e escolheu perguntar ao Amaury do Posto e a temática abordada foi o lixo, tanto o doméstico quando o hospitalar. Em resposta, Amaury levantou uma denúncia contra a empresa Constroeste e afirmou que caso eleito colocará um sistema de coleta de lixo administrado pela própria prefeitura. Ele continua, dizendo que considera uma falta de respeito a realização de contratos milionários para a execução desses serviços em uma cidade como Mirassol.
Dando sequência, foi sorteado para questionar o candidato Marcão Alves que escolheu fazer a pergunta para Dr. Edson Ermenegildo. Ele perguntou sobre a água e o lixo de Mirassol e qual a ideia do candidato caso o mesmo seja eleito, nesse momento, ele aproveitou para cutucar a sigla do candidato (PSDB) e também o DEM, afirmando que os mesmos são conhecidos por privatizarem tudo.
Em resposta, Dr. Edson lembrou que Marcão faz parte do PP, partido do qual o político Paulo Maluf, conhecido pelo jargão “rouba, mas faz”, fazia parte. Ele explicou que existe um contrato que assegura a continuidade da prestação de serviços realizada pela concessionária de água e esgoto “Sanessol” e que caso existam falhas no contrato e seja possível rescindi-lo sem o pagamento de multa, como afirmou o outro candidato, é possível tirar a empresa sim, porém que “resta saber quem irá cuidar da água no outro dia”.
Por último, Newton César perguntou para Tiago Barbosa sobre o projeto do candidato para recuperação econômica para Mirassol na parte de indústria, de serviços e comércio. Em resposta, o mesmo afirmou que o município tem condições de buscar no governo do estado, governo federal e parcerias público-privadas o desenvolvimento para a cidade. Sugeriu a criação de um distrito industrial em Ruilândia e o incentivo do comércio local.
Temas pré-definidos
No terceiro bloco, o debate continuou, dessa vez com temas pré-definidos, que foram sorteados antes do sorteio do candidato que realizaria a pergunta.
O primeiro tema abordado foi esporte, Tiago Barbosa escolheu o candidato Amaury e perguntou sobre programas dentro das escolas voltados para a área. O mesmo respondeu que pretende desenvolver um projeto de contra turno para o desenvolvimento de projetos sociais, incluindo o desenvolvimento de esportes.
O segundo tema sorteado foi moradia, a pergunta foi feita por Dr. Edson ao candidato Marcão Alves, que questionou sobre os empreendimentos populares, que há anos não são realizados na cidade. Marcão sugere a compra de áreas para construção de casas populares, segundo ele essa demanda é a mais clamada em Mirassol. Ele destaca que é empreendedor na área e que é muito fácil pegar uma área e desenvolver loteamentos e casas e afirmou que já tem áreas em mente tanto para residências quanto para o desenvolvimento de um distrito industrial caso eleito.
O terceiro tema foi economia, o sorteado para realizar a pergunta foi Amaury do Posto, que escolheu o candidato Tiago Barbosa para questionar quais os projetos dele em torno do assunto. Tiago afirmou que os recursos precisam ser utilizados de forma correta no município.
O quarto tema sorteado foi meio ambiente, quem perguntou foi Newton César, que escolheu o Dr. Edson para responder. Ele questionou sobre os projetos do candidato para a Grota e se ele pretendia privatizar o espaço ou manter aos cuidados do município. Dr. Edson relembrou que a Grota é patrimônio de Mirassol, falou em buscar recursos para a pasta de uma maneira geral e não terceirizar, já que a terceirização visa lucro, afirmou que para ele transformar a área em resort ou hotel seria totalmente inadequado.
O quinto tema abordado foi mobilidade urbana, quem perguntou foi o Marcão Alves ao Newton César. Antes de sua pergunta, Marcão aproveitou para cutucar o candidato Dr. Edson, que no bloco anterior citou Paulo Maluf. Marcão defendeu que Maluf desenvolveu São Paulo e citou novamente o PSDB, afirmando que o mesmo é tocado pelo “Doria” e que o mesmo está “vendendo tudo para a China”. Posteriormente ele perguntou sobre mobilidade urbana.
Newton respondeu se atendo ao tema, falou sobre entender um conjunto de fatores, que engloba motoristas, pedestres, transporte público, entre outros. Ele afirma que Mirassol não tem planejamento e mobilidade urbana e cita a entrada de Mirassol, que não te um trevo compatível com o número de veículos e de pessoas que se deslocam, afirmando que as condições do trânsito são péssimas. Ele sugere, além de um transporte público efetivo, a implantação de um programa chamado “Visão Zero”, que segundo ele envolve segurança e todo o processo do fluxo de deslocamento da população, definindo onde fixar áreas e distritos industrias e outras dentro do município.
Considerações finais
Após o debate com temas pré-estabelecidos, no quarto e último bloco os candidatos tiveram três minutos cada um para realizarem suas considerações finais.
Sobre o debate
O evento foi realizado pela TS Rádio, em parceria com o Mirassol Conectada, e foi transmitido na quinta-feira, 12 de novembro, ao vivo pelas redes sociais e também replicado pelo site do MC. O evento foi mediado pela jornalista Kele Louis, de São José do Rio Preto.
Clique para assistir o debate completo: