Mirassol Conectada

Com nove dias de atividades, FLIV celebra 15 anos como patrimônio cultural imaterial de Votuporanga

Com nove dias de atividades, FLIV celebra 15 anos como patrimônio cultural imaterial de Votuporanga (foto: divulgação)

O Festival Literário de Votuporanga (Fliv) chega à sua 15ª edição, realizada de 8 a 16 de agosto, com uma programação destinada à formação, ao encontro e ao pertencimento. Com entrada gratuita e sediado no Parque da Cultura, o festival oferece atividades para todas as idades, incluindo shows nacionais, debates, rodas de conversa, teatro, circo, oficinas e feira de livros.

Com o tema “Que histórias nos pertencem nessa travessia tecnológica?”, o evento homenageia a escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo, ambos premiados na literatura infantil brasileira, além do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário, que atua na área da educação, justiça social e fortalecimento de comunidades periféricas.

A curadoria é formada por Kiara Terra, atriz, escritora e pesquisadora residente na Itália, que participa da abertura, e por Roselaine de Souza, técnica de programação artística no Sesc Rio Preto, responsável por projetos culturais nas áreas de música, literatura e outras linguagens artísticas.

Nesta edição, o festival presta uma homenagem póstuma ao professor da rede municipal de ensino, Milton Perecin dos Santos, que será o patrono do Fliv 2025. Conhecido por seu trabalho criativo, inspirador e afetuoso nas salas de aula de Votuporanga, Milton faleceu em 21 de junho de 2025. Segundo o prefeito, Jorge Seba, a homenagem ao professor Milton como o patrono do festival é reconhecer sua imensa contribuição para a educação e para a formação de gerações.

“Seu legado permanece vivo entre nós, agora eternizado neste evento que valoriza a cultura, o saber e a memória”, complementa.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, reconhecer trajetórias inspiradoras e homenagear com um patrono, reforça o compromisso do festival com a valorização da cultura, da educação e das memórias que constroem a identidade da cidade.

“Esta edição do Fliv é, especialmente, emocionante”, afirma.

Entre livros, afetos e palcos

Da esq. para dir. Orquestra Bachiana Sesi-SP, Toni Garrido, Renato Teixeira, Os Originais do Samba e Di Ferrero – Crédito: Divulgação

Entre os destaques da programação artística estão shows de nomes consagrados da música brasileira. A abertura, no dia 8 de agosto, contará com a Orquestra Bachiana Sesi-SP, e com a Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, a partir das 19h.

No dia 9, o cantor Toni Garrido sobe ao palco com seu repertório pop-reggae.

O dia 14 será marcado pela apresentação de Renato Teixeira, ícone da música raiz.

No dia seguinte, 15 de agosto, a festa continua com Os Originais do Samba.

O encerramento, no dia 16, será com Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero.

Flivinho

Outro destaque é o Flivinho, programação voltada à primeira infância que transforma o Parque da Cultura em um espaço lúdico com contações de histórias, ilustrações ao vivo, pintura facial, oficinas e espetáculos circenses.

A estrutura inclui ainda a Biblioteca Flivinho e o CircoShow Fliv, criados para incentivar desde cedo o encantamento pelas palavras e o prazer da leitura.Para garantir o acesso democrático à programação, a Prefeitura de Votuporanga também abriu o agendamento de caravanas escolares, recebendo instituições de ensino da cidade e de toda a região.

A medida amplia o impacto educativo do festival e contribui para a formação de novos leitores e leitoras. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo telefone (17) 3405-9670, ramal 214, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Patrimônio cultural imaterial

Este ano, o festival celebra o tombamento como patrimônio cultural imaterial do município, aprovado por unanimidade pelo COMDEPHAACT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Ambiental e Cultural de Votuporanga). A decisão reconhece o Fliv como parte da identidade cultural da cidade, que vem se consolidando como referência nacional desde sua criação.O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, com apoio do Senac Votuporanga, Unifev, Sesc SP e Sesi São Paulo.

Sair da versão mobile