Nos últimos meses os moradores de Mirassol começaram a conviver com um problema que parece difícil de ser solucionado, dezenas ou até mesmo centenas de lâmpadas do sistema de iluminação pública da cidade estão queimadas e não são trocadas há semanas pela empresa responsável pela manutenção do serviço, a Mazzuca Iluminação Pública.
Nos grupos de whatsapp e nas redes sociais, moradores reclamam constantemente da demora da empresa para prestar a manutenção da iluminação. O problema de lâmpadas queimadas é geral, em praticamente todos os bairros, no último sábado (12), em uma rápida passagem pelo centro da cidade a nossa equipe constatou 12 lâmpadas queimadas em apenas alguns poucos quarteirões. Alguns trechos têm vários postes seguidos com o problema, deixando muitas ruas quase totalmente às escuras.
Os moradores reclamam principalmente da demora para a manutenção, já que o prazo de 72 horas não está sendo cumprido de acordo com o relato de inúmeras pessoas. Ao todo, existem 8830 pontos de iluminação em funcionamento em Mirassol. A situação já foi assunto também na Câmara Municipal, com vereadores como Fábio Kunii e Júlio Salomão apresentando requerimentos relatando o problema.
Confira o relato que alguns leitores enviaram ao Mirassol Conectada:
“Na rua dos Jasmim (Vale do Sol) vão e no dia seguinte está a mesma coisa, a lâmpada acende e apaga faz tempo e não resolvem”
“Parque das flores um caos, muitos potes sem luz… já pedi para trocar a lâmpada faz uns dois meses também”
“As luzes da pista de caminhada do Renascença estão todas apagadas, já liguei lá e solicitei reparo, e continua do mesmo jeito”
Recebemos relatos de problemas também nos bairros Portal, Regissol, Mais Parque, Jardim Marilu, Centro e muitos outros. O problema é generalizado. Um comerciante que tem um negócio próximo da rodoviária também entrou em contato com o MC reclamando da situação, segundo ele os postes perto da antiga estação estão com as lâmpadas queimadas faz tempo e que o ambiente às escuras leva muitos usuários de drogas para o local.
Em contato com o chefe de gabinete da prefeitura, Renato Scochi, o Mirassol Conectada foi informado de que a empresa prestadora do serviço não pretende renovar o contrato com o município e que o poder público foi forçado a realizar um novo processo licitatório para contratar outra empresa para cuidar do parque elétrico da cidade.
“A nova licitação já está em andamento e é a prioridade nº 1 da administração, tendo em vista que existem vários pontos na cidade que necessitam de reparos. O processo licitatório é moroso pois cumpre vários requisitos da Lei Federal de Licitações” – disse ele em trecho da nota enviada.
Ainda de acordo com Renato, a atual empresa continua prestando os serviços, porém, dá-se a impressão de que não está, já que os pontos com problemas são muitos.
“Não existe abandono de serviço, o que existe é uma demanda grande que a empresa não está suprindo a contento. O parque elétrico é muito grande, justamente por isso que na nova licitação o efetivo de trabalho deverá ser maior, para não ocorrer essa baixa prestação de serviço” – finaliza Renato.
A expectativa da prefeitura é que até dezembro seja finalizado todo esse processo de troca de empresa. A Mazzucca Iluminação Pública começou a atender em Mirassol em dezembro de 2015.
O Mirassol Conectada foi autorizado a receber endereços de locais que precisam de manutenção, os pedidos serão encaminhados para o Diretor de Obras, Antônio Carlos Doimo, cobrar o serviço diretamente da empresa. Quem quiser encaminhar uma solicitação, basta entrar em contato pelo WhatsApp 17 99612-2849 informando o endereço que precisa de manutenção.
Confira a nota na íntegra enviada ao Mirassol Conectada:
A atual empresa prestadora do serviço de iluminação pública (Mazzuca) justificou que não pretende renovar o contrato, dessa forma a Prefeitura foi forçada a realizar uma nova licitação para uma empresa cuida do parque elétrico da cidade.
A nova licitação já está em andamento e é a prioridade nº 1 da administração, tendo em vista que existem vários pontos na cidade que necessitam de reparos. O processo licitatório é moroso pois cumpre vários requisitos da Lei Federal de Licitações.
A empresa continua prestando os serviços, porém, dá-se a impressão de que não está pois os pontos são muitos. A empresa para receber o valor de R$1,94 por lâmpada precisa comprovar através de relatórios e protocolos de atendimento. Só assim a Prefeitura libera o dinheiro do pagamento.
Não existe abandono de serviço, o que existe é uma demanda grande que a empresa não está suprindo a contento. O parque elétrico é muito grande, justamente por isso que na nova licitação o efetivo de trabalho deverá ser maior, para não ocorrer essa baixa prestação de serviço.