Um projeto aprovado pelos vereadores de Mirassol na última semana pode intensificar a fiscalização de criadouros do mosquito da dengue entre outros transmissores de doenças. Caso o documento seja sancionado pelo Executivo, os agentes terão permissão para vistoriar imóveis fechados, abandonados ou com obras paralisadas.
A propositura foi apresentada pelo presidente da Casa, Marcão Alves, e autoriza a entrada dos agentes nesses imóveis. Atualmente esse é um problema que impede a identificação de possíveis criadouros dos chamados “vetores epidemiológicos”, que são transmissores de doenças e fontes de possíveis ataques. Como exemplos de vetores estão os mosquitos palha e Aedes aegypti, escorpiões, cobras, ratos e baratas, que normalmente são encontrados em ambientes sujos e com mato alto.
O projeto prevê que sejam verificados nos imóveis o acúmulo de lixo doméstico e hospitalar, materiais que possam armazenar água, resíduos de construção, galhos, mato alto, objetos sem condições de uso, restos de alimentos e animais mortos. O documento foi aprovado na 4ª Sessão Ordinária, realizada no dia 20. O projeto completo pode ser conferido neste link: http://bit.ly/37MhRBv