A Prefeitura de Mirassol, representada pelo diretor do Departamento de Ação Social, Éder Pinhabel, e pelo diretor de Planejamento Urbano, José Odilon Paschoal, marcou presença numa visita na Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo (Corpe), na terça-feira (31), em Penápolis. A comitiva contou também com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Caco Navarrete, e do vereador Júlio Salomão, além de Thiago Vecchi, que presta assessoria técnica e administrativa em cooperativas de 25 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pelo grupo e trocar experiências para ajudar no processo de implantação de uma cooperativa no bairro Nova Esperança, em Mirassol.
A expectativa é que sejam beneficiadas inicialmente 25 famílias em Mirassol, com capacidade total de até 60. Após levantamento dos valores necessários para a obra e implantação da cooperativa, serão iniciados os trâmites para buscar recursos federais e também apoio de empresários locais.
Como é a Corpe
A cooperativa de Penápolis foi fundada no ano de 2000 e possui atualmente 40 cooperados, que fazem a coleta seletiva em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep). Todo o trabalho gera uma renda mensal média de R$ 2.700,00.
Penápolis também dispõe de nove ecopontos de apoio, 50 hortas comunitárias e um Centro de Educação Ambiental.
Texto e imagens: Assessoria de Imprensa da Prefeitura e Câmara Municipal.