Complexo da saúde Dr. Jair Pinto começa a funcionar nesta quarta em Mirassol com capacidade para 9 mil atendimentos mensais


Complexo da saúde inaugurou o módulo 1 em Mirassol (foto: divulgação)

Foi inaugurado oficialmente na última terça-feira, 9 de setembro, o Módulo 1 do Complexo da Saúde Dr. Jair Pinto, funcionando ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mirassol. De acordo com a Prefeitura, esse é um dos maiores investimentos em saúde pública da história do município.

A entrega faz parte das comemorações dos 115 anos de fundação de Mirassol. O espaço moderno, que começou a funcionar nesta quarta-feira (10), passa a reunir em um só local o Ambulatório Municipal e o tradicional Centrinho, oferecendo serviços em psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicopedagogia.

Com a unificação, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 9 mil atendimentos por mês, o que equivale a uma média de 300 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, em três turnos.

A estrutura conta com 16 salas de atendimento, além de espaços adaptados e equipamentos de última geração. Entre os novos recursos estão ultrassom para fisioterapia de próstata e ginecológica, laserterapia para cicatrização, turbilhão, esteiras, bicicletas ergométricas, ondas curtas, TENS, cama elástica, maca ortostática e até esteira com guincho para cadeirantes.

“Estamos trazendo avanços importantes, que antes não existiam no município, para oferecer mais qualidade e humanização no atendimento”, destacou a Chefe de Unidade, Eliana Cavazzani.

O espaço também terá uma sala multimídia para reuniões e capacitação das equipes, ampliando a integração com toda a rede municipal de saúde.

Novos módulos

O secretário municipal da Saúde, Frank Hulder de Oliveira, anunciou que o projeto do Módulo 2 já está em elaboração e contemplará uma nova farmácia, um Centro de Distribuição de medicamentos, além do SAI (Serviço de Atendimento Especializado) e do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Na sequência, o Módulo 3 deverá concentrar a área administrativa da secretaria, com possibilidade de incluir também o setor de ambulâncias.

Solenidade de inauguração

A cerimônia contou com a presença do prefeito Edson Antonio Ermenegildo, do vice-prefeito Beto Feres, do presidente da Câmara, Walmir Chaveiro, vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade e familiares do médico homenageado. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou o simbolismo do momento.

“Hoje é um dia de festa. Estamos entregando para a população um complexo preparado para atender a mesma quantidade de pessoas que a UPA atende por mês. É uma justa homenagem ao Dr. Jair Pinto, médico que dedicou sua vida à nossa cidade e que nos deixou no início deste ano”, disse Ermenegildo.

O vice-prefeito Beto Feres ressaltou a importância da obra para a saúde municipal e registrou a homenagem ao médico. Já o secretário Frank Hulder reforçou a abrangência dos serviços e anunciou a construção dos próximos módulos. O presidente da Câmara, Walmir Chaveiro, também destacou a relevância da estrutura e a homenagem ao Dr. Jair Pinto.

Em nome da família, a filha Jussara Pinto e o neto Guilherme Pinto Camargo agradeceram pela homenagem. “Após sete meses da morte do Dr. Jair Pinto, hoje celebramos sua vida com muita emoção. Que o nome dele inspire todos que vão trabalhar aqui. Ele foi exemplo de energia, coragem e amor pela medicina”, declarou Jussara.

Ao final da solenidade, o Padre Mário Ustaszewski, da Paróquia São Pedro Apóstolo, fez uma benção especial ao novo prédio.