Com a chegada das festas de fim de ano, é muito comum nessa época acontecer as famosas queima de fogos de artifícios por todos os lugares. O barulho desses fogos sem sombra de dúvidas é um dos maiores terrores que os nossos cães de estimação podem presenciar.
Devido a audição bem apurada que todo cachorro naturalmente possui, o barulho se torna uma verdadeira tortura para eles. Incomodados, eles podem se machucar, fugir e alguns chegam até a passar mal, chegando infelizmente a morrer. A situação não é brincadeira, e exige atenção e responsabilidade da nossa parte como proprietários do animal para protege-lo em momentos como esse.
Diante disso, em parceria com a loja Entre Patas – Rações e Acessórios, preparamos 10 dicas que vão te ajudar, e muito, a acomodar o seu cãozinho nesses dias mais barulhentos do ano. Confira:
1. Prepare o seu cachorro para lidar com barulhos excessivos
Preparar o seu cão para lidar com ruídos estranhos pode ajudar. Fazendo isso você ajuda o animal a não desenvolver fobia de ruídos altos, que é o motivo para muitos se desesperarem. Para isso, você pode usar um CD ou pendrive, com sons que o cachorro não esteja acostumado a ouvir, antes das temporadas de fogos.
2. Local protegido e escondido
Prepare um local para o seu cão se esconder e se sentir protegido durante os fogos, quando estão com medo de sons que não conhecem, eles costumam procurar lugares fechados para se esconder. Prepare um local dentro de casa para o cachorro, de preferência um cômodo fechado, coloque água, ração e uma caminha para ele deitar. O ideal é que você possa fechar esse local para evitar que o animal corra pela casa, machucando-se e destruindo os móveis.
3. Televisão ou o ventilador como amortecedor do barulho
Uma alternativa que pode acabar ajudando muito é simplesmente ligar a televisão, ventilador ou aparelho de som, para tentar ajudar a diminuir a intensidade do ruído dos fogos. Uma medida simples e eficaz.
4. Mantenha as janelas fechadas
Se possível, mantenha janelas e cortinas totalmente fechadas. Isso irá ajudar a diminuir os flashes de luz que também afetam o seu animal de estimação. Reduzir a estimulação visual também pode ajudar cães e se manterem mais calmos.
5. Mantenha a calma
Manter a calma projeta uma boa confiança para o seu cachorro. Os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calmo.
6. Fique perto do seu pet
Além de todas as dicas anteriores, é importante ficar de olho no seu animal de estimação e ficar por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro brincando com ele, evitando que ele fique com muito medo e apavorado.
7. Se possível, evite deixar seu cachorro sozinho
Evitar deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício é muito importante. Para se antecipar aos fogos, é só ficar atento aos dias em que os Santos são comemorados ou então as finais de campeonatos de futebol, e se programar para ficar em casa com o seu pet. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.
8. Algodão no ouvido do animal
Coloque um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho. Isso pode ajudar
9. Verifique se o portão da sua casa está fechado
Confira o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, acabam fugindo de casa. E no desespero e medo, podem acabar se perdendo ou pior, serem atropelados.
10. Consulte um veterinário
Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e chega até a passar mal, converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma em dias assim.
Se você tem alguma dúvida sobre o seu pet de estimação, entre em contato com a gente pelo whats 17 98804-8316 ou com a própria loja Entre Patas, que no próximo mês a sua sugestão pode virar uma matéria no Mirassol Conectada.
Serviço:
O Pet Shop Entre Patas fica localizado na rua 9 de Julho, 1670, no Centro de Mirassol
Para mais informações, ligue: 3252-5258 ou é só chamar no whatsapp 17 99737-0385