Conheça histórias de mulheres que impulsionam o saneamento em Mirassol

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, momento de celebrar as conquistas ao longo dos últimos séculos. Depois de tanta luta por reconhecimento, a presença feminina se faz cada vez mais forte nas diversas áreas da sociedade.

E tem sido assim também no setor de saneamento. Em Mirassol, a participação das mulheres aumentou 29,4% nos últimos quatro anos, segundo dados da Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental.

A rotina da concessionária, responsável pelos serviços de água e esgoto de Mirassol, atendendo diariamente os mais de 60 mil moradores, conta com o trabalho de mulheres que fazem a diferença pelo cuidado, dedicação e engajamento em suas ações.

Como o caso da gerente operacional, Renata Ferrarese, de 39 anos, mãe do Marcelo, de 9 anos, responsável por um time de 60 colaboradores. Mestre em Química, ela está cursando faculdade de Engenharia Química e não pensa em parar de estudar para se aperfeiçoar cada vez mais, afirmando que características típicas femininas colaboram e são essenciais para o seu modelo de gestão. “Sempre estou disponível com atenção e pronta para escutar, gerando um sentimento de confiança e empatia”, conta. O papel dela faz parte da vida dos clientes, já que é a responsável em gerenciar todos os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Toda melhoria feita nos bairros da cidade, como novos poços ou novas redes, por exemplo, passa pelas mãos de Renata.

Renata Ferrarese, gerente operacional da Sanessol (Foto: Ricardo Boni)

Janaína Bispo da Silva, de 32 anos, está há sete anos na Sanessol e se sente valorizada pela empresa. Ela começou como leiturista, depois foi convidada para o atendimento e há um ano e três meses assumiu a função de assistente de gestão de clientes. Moradora do bairro Santa Rita, tem mantido seu trabalho na linha de frente nesses tempos de Covid-19 com muita seriedade para chegar em casa com saúde para cuidar de sua família. “Atualmente tenho oito homens na minha equipe, é um desafio diário entender as expectativas de cada colaborador e coordenar o fluxo, mas com dedicação e profissionalismo conquistei o respeito de todos. Também sou responsável pelos leituristas e fiscais que fazem verificação de excesso de consumo devido a possíveis vazamentos internos”, complementa.

Janaína Bispo da Silva, assistente de gestão de clientes da Sanessol (Foto: Ricardo Boni)

Outra mulher importante no time da Sanessol é a coordenadora administrativa financeira Leila Bamberg, de 31 anos, responsável pelo planejamento estratégico da concessionária, controla o estoque de todos os suprimentos utilizados nas manutenções e ampliações dos sistemas, administra a frota e cuida do fluxo administrativo e financeiro. Para ela, esta data é muito significativa para valorizar a representatividade feminina na sociedade. “Acredito que os principais atributos femininos que fazem a diferença no dia-a-dia de trabalho são senso de urgência, atendimento humanizado e empatia”, afirma.

Leila Bamberg, coordenadora administrativa financeira da Sanessol (Foto: Ricardo Boni)

Quer saber mais sobre a Sanessol? Acesse o site www.igua.com.br/sanessol.