Mirassol Conectada

Contorno ferroviário será tema de audiência pública na Câmara de Mirassol

Trem da Rumo (Imagem: Reprodução/Canal No Trilho (Youtube)

A Câmara de Mirassol sedia na próxima semana, no dia 02 de junho, uma audiência pública que discutirá o contorno ferroviário na região de São José do Rio Preto. O debate tem início às 17h.

Os interessados em participar da audiência devem fazer uma inscrição prévia, no site do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, a partir das 9h, no dia 02. Devem ser preenchidos no cadastro on-line: nome completo, e-mail, RG ou CPF, telefone e órgão ou entidade, se representar. Acesse www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/consema.

O objetivo da audiência é debater o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente do empreendimento “Rumo Malha Paulista – Contorno Ferroviário de São José do Rio Preto”. O estudo completo pode ser conferido clicando aqui  ou pessoalmente, na Câmara de Mirassol.

Além de Mirassol, outras duas audiências públicas serão realizadas na região. A primeira acontece em Cedral, no dia 31 de maio, e outra em Bady Bassitt, em 1º de junho.

O projeto

O projeto do contorno ferroviário de São José do Rio Preto, apresentado no EIA/RIMA, foi elaborado com vistas a redução das interferências em áreas urbanas, minimização de impactos ambientais e aumento da eficiência energética. O traçado, que é uma antiga reivindicação de toda a população da região, terá extensão de 51,92 km, com um total de 22 obras de artes para eliminação de conflitos urbanos. Tem investimentos previstos atualmente da ordem de R$ 694 milhões, com implantação num prazo de 38 meses, gerando ainda 1.330 empregos durante a sua execução.

As características do projeto favorecerão a livre circulação entre a ferrovia e as estradas, bem como a elevação da velocidade média operacional. O novo contorno contribuirá para aumento da capacidade de transporte e eficiência energética, com redução no consumo de combustível.

Linha vermelha representa o novo trajeto da ferrovia na região (Imagem: Reprodução)
Sair da versão mobile