Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre combate às queimadas no Tiro de Guerra de Mirassol

Palestra faz parte da Campanha SP Sem Fogo, que tem como objetivo prevenir queimadas durante esta época mais crítica do ano (Foto: divulgação)
publicidade

O Corpo de Bombeiros de Mirassol realizou na última quarta-feira, 31, uma palestra para cerca de 50 atiradores do Tiro de Guerra, que teve como principal objetivo instruí-los sobre a prevenção de queimadas e focos de incêndios na cidade. O encontro faz parte da campanha “São Paulo Sem Fogo”, que trabalha para reduzir os incêndios que acontecem com mais frequência nesta época do ano, devido ao tempo mais seco e o acúmulo de matéria orgânica nos solos.

De acordo com o bombeiro Luciano Almeida, o TG é um importante aliado no combate às queimadas e já atuou diversas vezes na linha de frente prevenindo o avanço das chamas. Durante a palestra, o corpo de bombeiros ensinou sobre como proceder, como agir e como identificar o início de uma queimada. A equipe também conheceu de perto os equipamentos que são utilizados.

“Quando há queimadas de grande proporção, principalmente quando atingem a área da Grota, os atiradores prestam apoio, então é interessante também eles receberem essas instruções de combate à incêndios”, completa Luciano.

Campanha São Paulo sem fogo

A operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF), e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Após passar pela fase amarela, de preparação e prevenção, a Operação SP Sem Fogo entrou no dia 4 de junho na fase vermelha, quando passam a ser priorizadas as ações de combate e de fiscalização repressiva, além do reforço nas estratégias de comunicação e campanhas.

Embora os fatores de clima e solo ajudem na propagação do fogo, o principal fator causador de incêndios são ações humanas, como soltura de balões – em especial no período das festas juninas -, bitucas de cigarro e queima ilegal de vegetação. Diante disso, os órgãos de segurança, como a PM Ambiental, atuam constantemente para coibir a prática baloeira.