Defesa Civil alerta para calor intenso, baixa umidade e risco de incêndios no interior de SP


O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) reforça que segue monitorando as condições meteorológicas e que novas atualizações serão emitidas em caso de mudanças significativas (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil do Estado informa que o período entre esta quinta-feira (2) e domingo (5) será marcado por dois cenários distintos: na faixa leste, predominam dias de sol com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde; no interior, o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.

As temperaturas devem superar com frequência os 35°C em grande parte do território paulista, com umidade relativa do ar abaixo de 20% em várias regiões, chegando em pontos críticos a 12%, nível de alerta para a saúde e o meio ambiente.

Previsão detalhada por região

• Barretos – Sol forte durante o dia e risco de tempestade à noite. Mínima de 20°C, máxima de 35°C.
• São José do Rio Preto – Sol intenso, possibilidade de tempestade à noite. Mínima de 21°C, máxima de 36°C.
• Araçatuba – Calor extremo, sol durante o dia e risco de tempestade à noite. Mínima de 22°C, máxima de 37°C.
• Presidente Prudente – Sol forte ao longo do dia e risco de tempestade noturna. Mínima de 21°C, máxima de 36°C.

Risco elevado no interior

Nas regiões do interior paulista, a combinação de temperaturas acima de 35°C e umidade relativa do ar crítica (entre 12% e 20%) amplia significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, além de impactos na saúde da população. Por isso, a Defesa Civil orienta a população a se manter hidratado, evitar exposição ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde, usar roupas leves e adequadas ao calor e redobrar a atenção em áreas suscetíveis a incêndios.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) reforça que segue monitorando as condições meteorológicas e que novas atualizações serão emitidas em caso de mudanças significativas.