Se antigamente jogar videogame não passava de um passatempo, hoje a área se tornou uma das mais rentáveis do mercado tecnológico e que abre espaço para várias profissões. Sejam jogadores profissionais, conhecidos no meio dos e-Sports, criadores de conteúdos para a internet ou desenvolvedores de jogos, a área proporciona um universo de possibilidades.
Com tanta demanda, o segmento oferece para os mais criativos a possibilidade de trabalhar por trás das telas desenvolvendo os próprios games, sejam para computadores, consoles ou mobiles. Em 2019, a indústria de games cresceu 4% comparada ao ano anterior, movimentando US$ 120 bilhões (R$ 488 bilhões). As informações foram divulgadas pela Superdata, empresa fundada por pesquisadores veteranos da indústria de jogos e principal fornecedora mundial de inteligência de mercado.
São considerados desenvolvedores de games os profissionais que atuam criando designes, animações e programações de jogos. Assim como no resto do mundo, os jogos digitais para celulares, tablets e computadores são os que mais ganham espaço no Brasil. Esses jogos são rentáveis de várias formas para as empresas e criadores independentes: por meio da compra dos jogos pelos jogadores, por meio da compra de itens disponibilizados dentro dos jogos para acelerar a evolução do mesmo (Freemium) e por meio de publicidades inseridas dentro dos jogos.
O segmento está movimentando cada vez mais dinheiro, o que tem despertado o interesse de empresas, recentemente o número de desenvolvedoras de jogos cresceu 164% do país. Por se tratar de um mercado em expansão e com ótimas expectativas de investimento, a demanda por profissionais qualificados aumenta, o que certamente elevará os salários.
Em Mirassol, o curso de Programador de Games é oferecido pela Microlins, para pessoas a partir dos oito anos de idade. O curso é indicado para quem deseja dar os primeiros passos na área, ele engloba toda a parte de criação, animação e programação (curso também inclui programação? Qual tipo de linguagem?). São 19 meses de duração, divididos em seis módulos: CorelDRAW Essencial; CorelDRAW Avançado; Adobe Ilustrator; Adobe Photoshop Essencial; Adobe Photoshop Avançado; Adobe Premiere; Abobe After Effects e Desenvolvedor de games.
Walisson tem 12 anos, ele é um dos alunos que iniciou o curso recentemente. Apesar de novo, ele conta que gostaria muito de ter a sua própria loja de games e de trabalhar desenvolvendo seus próprios jogos para celulares, no estilo Battle Royale Game – Jogo de Batalha Real, que são aqueles jogos onde diversos jogadores se enfrentam, até sobrar apenas um sobrevivente.
“Comecei o curso faz pouco tempo, mas já aprendi a criar cenários e a fazer algumas animações. Eu estou gostando muito e já até penso em como seriam os meus próprios jogos: para celular e no mesmo estilo de Garena Free Fire, que é o meu game favorito atualmente”, conta Wallisson.
Diogo da Silva Victorino, 15 anos, começou o curso há seis meses, ele joga desde criança e se considera uma pessoa muito criativa, por isso optou por aprender a desenvolver games. “Eu comecei a fazer o curso porque eu fiquei interessado, eu jogo desde pequeno, foi quando pensei, eu tenho criatividade, porque não posso usá-la para alguma coisa? É como se fosse uma massinha de modelar: você olha para a massinha e fala “porque eu não faço uma cobrinha, uma bola”, então pensando nisso eu decidi fazer esse curso para aprender”, conta Diogo.
Ele tem vontade de trabalhar em uma grande empresa desenvolvedora, criando games de preferência dentro da categoria que mais se identifica: Role Playing Gamer (RPG), um sistema de jogo onde os jogadores assumem o papel de personagens que são conduzidos a realizar missões e feitos heroicos.
“Eu penso em ter meu jogo próprio, em como seria a estética dele e em qual categoria ele se encaixaria, eu também penso que quero fazer o melhor jogo, algo revolucionário, que todo mundo vai querer comprar”, finaliza.
Os dias das aulas e os horários podem ser escolhidos pelos próprios estudantes, de acordo com a disponibilidade da vaga. As turmas são formadas por 15 estudantes, são duas horas aulas por semana, além das aulas complementares e aula de digitação.
O curso é pago, mas a escola oferece também a oportunidade do aluno realizar um vestibular para obter descontos. A Microlins oferece também cursos profissionalizantes em outras áreas, todas com as mesmas características. Confira algumas opções:
- Youtuber
- Informática Kids
- Desenvolvedor de Games
- Designer Gráfico Profissional
- Programador de Computador
- Analista de Suporte Técnico
- Marketing Digital
- Departamento Pessoal
- Gestão de Tecnologia Empresarial
- Supervisão de Vendas
- Gestão Empresarial Jr.
- Melhor idade Conectada
- Desenhista Projetista
- Supervisão de Caixa
- Idiomas – Inglês
A unidade de Mirassol fica localizada no centro, na rua São Pedro e conta com dez colaboradores, que estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas e aos sábados das 8 às 14 horas para esclarecer dúvidas e orientar os estudantes.
Serviço:
Microlins Mirassol
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9 às 21h, sábados das 8 às 14h;
Endereço: rua São Pedro, nº 2306, no centro
Telefone: (17)3242-7403
Whatsapp: (17) 98217-1516
E-mail: ped.mirassol@microlins.com.br
Informações: Superdata e Adrenaline UOL