Mirassol é uma cidade vanguardista quando se trata de saneamento básico. Isso porque em janeiro de 2008 aconteceu a união do poder público e a iniciativa privada para viabilizar mudanças e avanços nos serviços de água e esgoto com a assinatura do contrato de concessão entre a Prefeitura Municipal e a Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, e com isso Mirassol saiu na frente até de grandes capitais do país.
“A percepção de que saneamento é uma prioridade e exige soluções urgentes foi uma grande conquista para todos os mirassolenses. Em 2008, menos de 5% do esgoto era tratado e existiam dificuldades pontuais na captação, tratamento e distribuição de água. Com muito trabalho, comprometimento e investimentos em importantes obras, conseguimos em 2019 atingir a universalização, ou seja, 100% de água e esgoto tratados. Nossa equipe tem consciência e orgulho da participação de cada um na construção de um lugar melhor para se viver”, ressalta o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli.
A notoriedade da concessionária é reconhecida pelo setor. Segundo Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON SINDCON (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), a Sanessol é um exemplo de que investimentos em saneamento básico estão ao alcance de todos os municípios, independente do porte, desde que exista uma sólida regulação e metas de atendimento à população claramente estabelecida em contrato, de forma transparente.
“Esses dois pilares estão consolidados no marco legal do setor desde 2020, mas algumas cidades como Mirassol saíram na frente, pois tiveram a oportunidade de contarem com a parceria privada na gestão do saneamento atingiu a universalização dos serviços, o que certamente coloca o município em um patamar acima da média em vários indicadores de saúde, educação e qualidade de vida”, evidencia o diretor executivo da ABCON SINDCON.
“Mirassol está saneada e a frente de centenas de municípios brasileiros. Nesses 15 anos, priorizamos a implantação de modernos modelo de gestão, incluindo atendimento ao cliente e nas melhores tecnologias do mercado, principalmente no sistema de perdas de água, que além de ser uma obrigação contratual é uma ação socioambiental importantíssima que contribui na adequada exploração dos mananciais, diminuindo a captação de água bruta para o tratamento, redução do consumo de insumos e principalmente de energia, resultando em um sistema mais eficiente e sustentável. Comemoramos com muito orgulho essa data, juntamente com nosso time que nunca mediu esforços para prestar os melhores serviços”, finaliza Alexandre Lopes, CEO da AVIVA Ambiental.
MORADORES E COLABORADORES FALAM SOBRE OS TRABALHOS REALIZADOS PELA SANESSOL
A vida de quem mora em Mirassol está diretamente ligada à história da empresa. Moradores antigos, que viveram sem a coleta e tratamento de esgoto, afirmam que a melhora é nítida e muito significativa.
É o caso de Antonio Avelino dos Santos, comerciante de 63 anos, conhecido como Galvão Poeta, morador do Santa Cláudia há 40 anos. “Sentimos que somos ouvidos pela Sanessol. Ao precisar de qualquer serviço somos atendidos com profissionalismo.”, comenta Poeta junto com sua esposa Sandra Maria Zaratti, de 50 anos.
Shirlei de Fatima Marques Pansani, de 64 anos, nasceu em Mirassol e escolheu a cidade para construir sua família. Moradora do Centro, ela acredita que o maior legado da Sanessol é realizar um trabalho sustentável, pensando nas próximas gerações. “Tenho certeza que tratar esgoto colabora com a nossa saúde, mas vai além: teremos uma cidade melhor para as próximas gerações”, frisa.
Os benefícios também chegam para os colaboradores e suas famílias que vivem no município. Gabriela Nogueira Moreira, mirassolense de 30 anos, casada e mãe do Luís (10 anos) e do Arthur (3 anos), trabalha na Sanessol desde 2013 e já passou por várias áreas como leiturista, atendimento ao cliente. Ela foi a primeira fiscal mulher a realizar reparos leves em cavaletes e há dois anos é programadora de operação, coordenando uma equipe de 20 pessoas que cuidam da manutenção das redes de água e esgoto da cidade.
“Lembro que quando era criança na casa do meu avô, no bairro Beija-flor, tinha fossa séptica e sempre faltava água na torneira por longos períodos, era horrível. Desde que a Sanessol assumiu não temos mais problemas de abastecimento e as fossas saíram de cena dando lugar para redes de coleta de esgoto. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história de 15 anos da Sanessol. Me sinto realizada”, conta.
SANESSOL 15 ANOS: linha do tempo
Obras, projetos e melhorias ao longo desse percurso exemplificam e comprovam o cuidado adotado pela Sanessol desde quando chegou à cidade. Acompanhe as principais realizações desses 15 anos de história.
2008 –
● Início – assinatura do Contrato de Concessão entre a Prefeitura de Mirassol e a Sanessol.
● Ações – vistoria para manutenções emergenciais em todos os reservatórios e substituição de redes de abastecimento de água para minimizar problemas
2009 –
● Água nas torneiras – recuperação de poços desativados, novas ligações, modernização na Estação de Tratamento de Água, troca dos parques de hidrômetros para uma medição correta do consumo de água, campanha de conscientização do uso consciente de água para a população.
2010 –
● Perfuração do Poço Flamboyant II. Esta ação eliminou antigos problemas de falta d ‘água nos bairros Flamboyant, São Francisco, Souza, Marilu, Beija-Flor, Aeroporto e Alvorada.
● Esgoto tratado – No aniversário de 100 anos de Mirassol, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piedade foi inaugurada, elevando o índice de tratamento de cerca de 5% para 50%.
2011 –
● Na comunidade – implantação do programa Caixa Limpa com cursos sobre como limpar o reservatório individual dos imóveis, garantindo a qualidade da água consumida e evitando proliferação de insetos como o mosquito da Dengue.
2012 –
● Mais esgoto tratado – a ETE Fundão entra em operação . A obra foi necessária para receber o esgoto da parte da cidade que é atendida pela bacia do córrego Fundão. O investimento possibilitou ampliar a capacidade de tratamento de esgoto do município de 50% para 80%.
2013 –
● Projeto de setorização do abastecimento – A medida incluiu interligações e ampliações de redes, mapeamentos de pressão, pesquisas de vazamento e outras intervenções. A setorização dividiu a cidade em áreas, para que o sistema de abastecimento passasse a ser gerenciado de maneira mais eficiente.
● Construção do reservatório do Bico – um dos principais sistemas de abastecimento da cidade.
2015 –
● Educação socioambiental – “Gordura Não Cabe no Esgoto”, realização da gincana em oito escolas municipais de Mirassol, envolvendo aproximadamente 5 mil alunos, com arrecadação de cerca de 12,5 mil litros de óleo de cozinha usado em um mutirão a favor do meio ambiente.
2017 –
● Nas escolas – visita de alunos da rede pública e de faculdades da região nas instalações da empresa.
2018 –
● Meio ambiente – participação no programa “Crescendo Juntos” em parceria com os departamentos de Meio Ambiente e Educação da Prefeitura de Mirassol com um plantio coletivo de aproximadamente 300 mudas em uma Área de Preservação Permanente (APP) pelos alunos de escolas municipais. Todas as árvores foram identificadas com os nomes das crianças para que elas se sintam responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente.
2018 –
● Reconhecimento – Classificação pela primeira vez no ranking GPTW (Great Place to Work), na categoria Pequenas Empresas – região São José do Rio Preto, como uma das melhores empresas para se trabalhar do interior do estado de São Paulo.
2019 –
● Universalização do esgoto em Mirassol – com a inauguração ETE Fartura, investimentos de mais de R$ 11 milhões – um grande marco para a história de Mirassol por colocar a cidade no seleto grupo dos municípios universalizados, ou seja, com 100% de cobertura de água e esgoto.
● Tecnologia – os moradores de Mirassol conheceram a plataforma Digi Iguá – uma ferramenta que possibilita a emissão da segunda via da conta, a cópia do código de barras e o pagamento online com o cartão de crédito, oferecendo mais comodidade.
2020 –
● Mais água – Construção de um novo poço CDHU, uma obra importante para melhorar ainda mais o abastecimento de água para os 2 mil moradores dos bairros São Bernardo I, II e III.
2021 –
● Sustentabilidade – apoio ao programa Reviva Óleo, uma idealização do Lions Clube, em parceria com a Sanessol e o Departamento Municipal de Educação, envolvendo a participação de mais de cinco mil alunos da rede pública com arrecadação de óleo de cozinha usado. Os alunos ganham prêmios e as doações dos produtos arrecadados são destinadas para instituições da cidade.
● Planejamento – Investimento em mais setores de abastecimento de água, otimizando ainda mais o gerenciamento e distribuição com instalação de registros em pontos estratégicos e construção de 3,4 mil metros de reforço de redes de água. Os bairros beneficiados são: Bela Vista, Professor Matheus, Cohab II, Cohab III, Marilu, São Francisco, Flamboyant, Alvorada, Portal, Centro, Regissol I, Regissol II e Laguna.
● Voluntariado – Início do programa Voluntariguá, uma oportunidade para os colaboradores exercerem o voluntariado e de expandir a atuação da Sanessol para além da prestação de serviços de água e esgoto com ações voluntárias e socioeducativas nas comunidades, escolas e instituições de Mirassol.
● Destaque nacional – Sanessol é reconhecida com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento 2021, única premiação do mundo voltada à gestão ambiental no setor, considerada o principal reconhecimento no país.
2022 –
● Distrito – Instalação de um novo reservatório no distrito de Ruilândia, aumentando a capacidade de armazenagem de água de 10 para 60 mil litros.
2023 – 15 anos de Sanessol em números
População atendida: cerca de 60 mil.
Duração do contrato: 30 anos.
Investimentos: mais de R$70 milhões.
Cobertura de abastecimento de água e esgoto: 100%.
Tratamento de água: 354 litros/segundo.
Tratamento de esgoto: 241 litros/segundo.
Unidades de Tratamento de Água: 49 (poços e ETA).
Número de reservatórios: 51.
Estações de Tratamento de Esgoto: 3.
Estações Elevatórias de Esgoto: 11