Celebrando o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a Sanessol mobilizou colaboradores um plantio coletivo de árvores da espécie Pata-de-vaca. A ação aconteceu na última sexta-feira (20), as mudas foram plantadas às margens do córrego Piedade, onde fica a ETE Piedade (Estação de Tratamento de Esgoto).
Inaugurada em 2010, a Estação de Tratamento de Esgoto Piedade é responsável pelo tratamento de 50% do esgoto gerado na cidade, atendendo 16 bairros de Mirassol. Ela atende parte do Centro e do Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cláudia, Cohab II, Cohab III, Bela Vista, Vila Verde, Karina I, II e III, Beija Flor, Alvorada, São Francisco, Jardim Aeroporto, Santa Casa, Souza, Village Mirassol I, II e III, Nova Esperança, Mais Parque e Alphaville.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Florestal de São Paulo (IF), a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas ajuda a melhorar a qualidade da água. E de acordo com outra pesquisa efetuada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) as florestas contribuem para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os altos índices de temperatura, mantendo a oxigenação do meio aquático e evitando a remoção dos sais minerais do solo para o rio.
De acordo com o gerente geral da concessionária, André Scanavini, ações como essa são fundamentais para despertar nas pessoas a importância da preservação do meio ambiente para o desenvolvimento das cidades, de forma responsável e sustentável.
Plantio de 350 espécies nativas na área da Grota
Também em celebração ao Dia da Árvore, toda a população de Mirassol foi convidada a participar do plantio de espécies de árvores nativas na área da Grota, durante o evento “Tá Calor, vamos plantar?”. A primeira etapa do evento aconteceu na sexta-feira (20) e envolveu alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e moradores da Vila Vicentina, eles plantaram 50 mudas em uma área do Parque Municipal da Grota.
No domingo, 22, toda a população de Mirassol foi convidada a participar da mesma ação, plantando outras 300 árvores nativas na mesma área. A iniciativa foi do LEO Clube, PlantAR e Prefeitura de Mirassol, com apoio do Lions Clube, Graneleiro, Agora Design, Tiro de Guerra e Assessoria de Meio Ambiente municipal.