Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela? Muita gente faz essa pergunta, porém a resposta é prática e simples: a água não é vendida e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento da água, bem como, a coleta, tratamento e afastamento do esgoto.
Em Mirassol, esse trabalho é executado pela Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, para que a população possa contar com água potável na torneira e esgoto tratado, garantindo qualidade de vida para os moradores e preservação do meio ambiente.
Mas como é feita esta cobrança?
Primeiro, é preciso compreender que existe uma cobrança a ser paga para utilização de qualquer serviço. Existem leis federais, como a Lei das Águas, que estabelecem que essa atividade seja mantida pela arrecadação de tarifas.
O valor final da tarifa, em Mirassol, é composto por itens como:
● energia elétrica;
● custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
● compra e manutenção de peças;
● salários da mão de obra, combustível;
● investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia;
● custo manutenção das redes pela cidade.
● equipamentos de segurança individuais, etc.
De que forma é calculado o valor da conta que chega para o cliente?
Todos os meses, os leituristas passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para calcular o consumo. Esta conta é medida e cobrada pela quantidade de metros cúbicos que a família consome no período de um mês.
Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas mais alta será sua fatura.
Como é possível pagar as contas com facilidade?
Muitos clientes de Mirassol escolhem a modalidade de débito automático para organizar as finanças, evitando esquecimento e atrasos. Os bancos conveniados são: Bancoob; Bradesco; Caixa; Itaú; Santander; e Sicredi. Para colocar sua conta em débito automático fale com o seu gerente ou cadastre por meio do aplicativo do seu banco.
Outra opção para ajudar a manter as contas em dia de um jeito mais prático e rápido, é a plataforma digital Digi Iguá que pode ser acessada pelo endereço www.digiigua.com.br ou baixando o aplicativo no seu celular. Para usar, basta informar o CPF do titular e a matrícula do imóvel para ter acesso, mas é preciso estar com os dados cadastrais atualizados na concessionária. Esta ferramenta possibilita também a emissão da segunda via da conta e a cópia do código de barras.
Para quem gosta de fazer os pagamentos via cartão de crédito, a Sanessol também tem essa opção, principalmente para quem quiser quitar dívidas, evitando cortes no fornecimento de água. É possível parcelar, na loja da Sanessol, em até 12x sem juros (sendo parcelas mínimas de R$ 20).
O PIX é rápido, prático e seguro e tem sido cada vez mais usado no Brasil. É ideal para fazer pagamentos instantâneos. É só ler o código de barras e pagar a conta.
Também é possível pagar as contas mensalmente em estabelecimentos comerciais. Confira os endereços nesse link https://igua.com.br/sanessol/informacoes-para-voce. E no totem de autoatendimento localizado na loja da Sanessol.
Ficou com dúvidas?
Os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento 0800 775 0195, WhatsApp (17) 99634-2559, acessar o web chat no site da concessionária (www.igua.com.br/sanessol) ou ir até a loja de atendimento que fica na Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.