O saneamento básico tem um papel fundamental no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente de uma cidade. Para entender essa importância é preciso esclarecer o real significado da palavra saneamento. De acordo com o Trata Brasil, trata-se do conjunto de medidas que visa cuidados ou modificação das condições do meio ambiente, com o intuito de prevenir doenças e promover à saúde, melhorando a qualidade de vida da população e a produtividade, facilitando a atividade econômica.
Em Mirassol, a Sanessol direciona todos os seus esforços para melhorias constantes nos sistemas de água e esgoto da cidade, proporcionando um impacto positivo na preservação do meio ambiente da cidade.
Para se ter ideia, quando a empresa começou a atuar em Mirassol, em 2008, não existia tratamento de esgoto. Com isso, os dejetos, naquela época, eram despejados in natura nos córregos. Hoje, depois de 12 anos, 100% do esgoto gerado pelos moradores passam por um rigoroso processo nas Estações de Tratamento de Esgoto Piedade, Fundão e Fartura com eficiência próxima a 100%, na remoção de cargas orgânicas, ou seja, o efluente é devolvido para a natureza com qualidade para manter os ecossistemas equilibrados atendendo aos padrões de qualidade estipulados em legislação.
Segundo o diretor operacional da concessionária, Antonio Hercules Neto, mesmo atingindo a universalização, os investimentos são mantidos para manter o funcionamento dos sistemas, sempre buscando novas tecnologias do setor com o olhar voltado para o desenvolvimento sustentável. “Sabemos do nosso compromisso com o município e com o meio ambiente, diante dessa responsabilidade nossa equipe trabalha todos os dias para agir de forma ágil e precisa em soluções relacionados à captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto”, explica.
Poluição X Saneamento
A falta de saneamento básico pode proporcionar degradação ambiental. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil, todos os dias, 3,5 mil piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em rios, mares e cursos d’água, apenas pelas 100 maiores cidades brasileiras.
De acordo com especialistas do Instituto, um rio, córrego ou bacia que sofre alguma contaminação pode acabar matando várias espécies de uma cadeia alimentar, por exemplo, e afetar um ecossistema inteiro. Para as cidades, isso pode representar um surto de doenças ou uma infestação de insetos ou pragas, por exemplo.
A Sanessol reforça que Mirassol não faz mais parte dessa realidade já que os dejetos produzidos pela população são todos destinados às estações de tratamento de esgoto e passam por um processo de tratamento de acordo com o Decreto Estadual 8468 – Artigo 18, Conama 357.
Educação Ambiental
Outra frente de atuação da concessionária é a educação ambiental. Entre elas, destaque para o plantio de mudas de árvores nativas, tanto nas estações de tratamento de esgoto, como em áreas públicas. São ações que envolvem a participação popular, principalmente de alunos da rede pública de ensino, com palestras e encontros realizados em parceria com a Prefeitura de Mirassol, e universidades da região com o intuito de promover a conscientização ambiental por meio do aumento de áreas verdes e da biodiversidade”, explica Hercules. A empresa mantém ainda o programa Portas Abertas para receber visitas da comunidade, porém está suspenso temporariamente devido à pandemia.
Como a população pode colaborar?
Um ecossistema preservado e serviços de saneamento aplicados de forma correta colaboram diretamente para a qualidade de vida da população. Portanto, a participação ativa das pessoas é fundamental.
Segundo Hercules, com pequenas atitudes é possível ampliar a consciência ambiental. “Usar água de forma responsável em casa, não jogar lixo no vaso sanitário e restos de comida nos ralos são ações muito importante para manter o pelo funcionamento das redes de coleta de esgoto e evitar desperdício de água”, afirma.