A Escola Municipal Cândido Brasil Estrela, localizada no bairro São José, foi premiada entre as 10 melhores do País no concurso Super Trânsito, com o tema “Educação Viária é Vital”, envolvendo os alunos das 4ªs séries. A premiação foi um kit multimídia e o evento de entrega aconteceu na última quinta-feira (24) em São Paulo. Participaram cerca de 200 escolas. Entre as ações sobre o trânsito, desenvolvidas pelos alunos, estavam a construção de um circuito, uma espécie de “mini cidade do trânsito”, na quadra de esportes da escola, um desfile pela rua São Pedro até a Praça Dr. Anísio José Moreira com o tema “Consciência e Ação”. Durante a passeata, os alunos entoavam cânticos alusivos ao tema e distribuíram panfletos sobre as leis do trânsito aos condutores, lojistas e as pessoas que passavam pela praça da Matriz.
Outra ação considerada importante foi a solicitação para a instalação de uma nova faixa de pedestres próximo da escola, mais precisamente na avenida 9 de Julho. A faixa atendeu a solicitação dos alunos, que notaram dificuldade na travessia da esquina devido ao grande fluxo de veículos no trecho. “Fizemos com nossos alunos um passeio investigativo para que observassem se a sinalização do trânsito, próximo a nossa Escola, estava de acordo com as normas de trânsito. Durante esse passeio os alunos observaram que em uma das esquinas, próxima a nossa escola, não tinha faixa de pedestre e havia um grande fluxo de carros no trecho, dificultando a travessia deles”, explicou a diretoria da escola, Marister Pinhabel, feliz com a premiação. “É um fruto de um trabalho bem desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Educação, alunos, pais e a sociedade em geral”, acrescentou.
O programa “Educação Viária é Vital” é promovida em parceria com o Departamento estadual de Trânsito de São Paulo – Detran/SP e a Fundación MAFRE. A iniciativa desenvolve ações focadas em segurança para o trânsito por meio de ações integradas aos currículos escolares e envolve tanto professores como alunos.
A diretora do Departamento Municipal de Educação de Mirassol, Luzia de Fátima Paula, ficou muito feliz com os resultados e com a participação de todas as escolas municipais. “Todos fizeram atividades muito expressivas e temos certeza que passaram a mensagem sobre a importância da educação no trânsito”, disse.
Mirassol já foi premiada
No início do ano, a Escola Municipal Wilson Paschoal havia conquistado dois prêmios nacionais. Um dos prêmios foi pelo alto desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e como reconhecimento recebeu uma parcela no valor de R$ 10.260,00 para investimento em patrimônio. E a unidade escolar também ficou entre as 10 melhores do País no concurso Super Trânsito, envolvendo os alunos das 4ªs séries.