Você conhece a história sobre como a ferrovia chegou até Mirassol? Isso aconteceu há mais de 80 anos, na década de 30, e impulsionou a economia da cidade na época. Confira abaixo um pequeno resumo dessa história:
Em 1896 foi fundada a Estrada de Ferro da Araraquara (EFA) e foi o primeiro trecho aberto ao tráfego, no ano de 1898. A linha ferroviária chegou em Rio Preto em 1912 mas somente em 1933, depois de ser estatizada em 1919, a linha teve seu prolongamento até Mirassol, na época com 22 anos de existência. A partir de 1941 o avanço foi mais rápido e chegou até a cidade de Bálsamo e em 1952 chegou até o seu ponto final, à beira do rio Paraná.
Com o prolongamento da linha até Mirassol em 1933, inaugurada em 4 de março do mesmo ano, o representante do governador de São Paulo, Luiz Silveira, colocou a pedra fundamental da futura estação, sob aplausos dos convidados presentes. Um dos fatores que impulsionou a chegada da ferrovia na cidade foi o grande volume de produção de café local.
Sobre a estação de Mirassol:
A estação fundada em 1933 não é a mesma de hoje. Com os vários processos de alargamento da bitola da EFA, o prédio pode ter passado por várias modificações. Basta ver as fotos mais antigas e comparar com o prédio recente.
Atualmente a estação está fechada, mas já serviu de abrigo para pessoas em situação de rua e usuários de drogas. O antigo armazém da EFA servia de depósito de materiais recicláveis, mas na noite do dia 18 de julho de 2010, o barracão pegou fogo e foi totalmente destruído, ficando somente com algumas paredes em pé. Tempos depois o que restou do local foi demolido.
Reportagem publicada originalmente em 2012 e atualizada em 2020 Fonte: Departamento de Cultura de Mirassol