Ícone do site Mirassol Conectada

Festival de performances e novas mídias recebe inscrições para sua primeira edição, em Rio Preto

Luciana e Otávio são os idealizadores do projeto (Foto: Divulgação)

 

De 10 a 13 de agosto acontece na cidade de São José do Rio Preto o PERFÍDIA – Festival de Performance e Novas Mídias. A mostra de arte contemporânea que busca investigar as relações entre corpo e tecnologia já está recebendo inscrições de projetos artísticos para integrar a programação de sua primeira edição.

Artistas interessados podem enviar suas propostas até o dia 10 de julho, por meio do site www.plataformaperfidia.com. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do preenchimento de formulário on-line.

Podem ser inscritos espetáculos de teatro e dança, performances, instalações imersivas e interativas, apresentações musicais, videoperformances, jogos digitais, intervenções urbanas, projeções de vídeo e mapping, entre outras ações não listadas, não nomeadas e híbridas.

Apostando na interdisciplinaridade como motor de inovações estéticas, o PERFÍDIA tem como principal objetivo apresentar ao público experimentações que lançam mão de novas mídias, como tecnologias da imagem, aparelhos eletrônicos e digitais, computadores, robôs, sensores, aplicativos, internet e softwares.

O uso da tecnologia na arte levanta uma série de discussões acerca da nova situação da humanidade em suas relações intermediadas pela máquina.

“A ideia da mostra é promover novas experiência pautadas na interatividade, imersão e na imaginação através do uso inventivo da tecnologia”, destaca a artista Luciana Ramin, do Agrupamento Andar7, diretora artística do PERFÍDIA. O Andar7 é um coletivo multimídia que desde 2008 pesquisa as relações entre as diversas linguagens artísticas e as tecnologias contemporâneas.

Segundo ela, a iniciativa de realizar o festival PERFÍDIA vem do desejo de criar um novo espaço de troca, experimentação e compartilhamento entre artistas que lançam mão das inovações tecnológicas e contribuir para a efervescência cultural da cidade de São José do Rio Preto.

PERFÍDIA reunirá, no Complexo Swift de Educação e Cultura, pesquisadores, artistas e coletivos regionais, estaduais e nacionais, além de contar com uma programação de atividades formativas como palestras, laboratórios criativos e bate-papo com artistas.

Luciana Ramin e o diretor de produção Otávio Oscar assinam a curadoria da primeira edição do PERFÍDIA. O festival conta com patrocínio da CAIXA, através do Programa Caixa de Apoio de Festivais, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

SERVIÇO

PERFÍDIA – Festival de Performance e Novas Mídias

De 10 a 13 de agosto de 2017

Complexo Swift de Educação e Cultura – São José do Rio Preto (SP)

Inscrições de projetos de 20 de junho a 10 de julho, no site www.plataformaperfidia.com

 

Realização: Agrupamento Andar 7

Direção Artística e Curadoria: Luciana Ramin

Direção de Produção e Curadoria: Otávio Oscar

Patrocínio: CAIXA

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

 

Site: www.plataformaperfidia.com

Facebook: https://www.facebook.com/plataformaperfidia/

Instagram: https://www.instagram.com/plataformaperfidia/

 

Sobre o Agrupamento Andar 7

Criado em 2008, o coletivo multimídia é fruto de um processo de pesquisa estética e conceitual em performance, teatro, cinema e artes visuais, sempre em diálogo com as tecnologias digitais. O Andar 7 já participou de diversas mostras nacionais e internacionais, além de ter um trabalho voltado para atividades formativas em arte e tecnologia (www.andar7.com).

Sair da versão mobile