A partir de hoje, 14 de dezembro, segunda-feira, a Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, mantenedora dos Hospitais de Base (HB) e da Criança e Maternidade (HCM) passa a oferecer mais um serviço para os usuários particulares. Agora, o cliente pode optar pela comodidade de fazer a coleta do exame de PCR, o do cotonete, que detecta a presença do novo coronavírus nas mucosas do nariz e faringe, de dentro do carro, em esquema de drive-thru. Os agendamentos já podem ser feitos pelo (17) 99741-1789, que também é Whatsapp.
Há duas opções de exames, o convencional e o Xpert, cujo os valores são R$150 e R$250, respectivamente. A diferença entre eles são os insumos usados e o prazo de entrega; o resultado do convencional sai em 24h e do Xpert em 6h.
Os exames devem ser agendados, da mesma maneira que os realizados nos hospitais e no HLab. “Para fazer o drive, o cliente tem de entrar em contato pelo telefone, escolher qual dos tipos de PCR quer fazer, marcar o dia e horário. Depois, só fazer o depósito, mandar o comprovante por Whatsapp e comparecer no dia e hora estipulados”, explica a assessora executiva de diagnóstico e terapêutica da Funfarme, Marilza Guerra.
O drive-thru será feito no estacionamento que fica em frente ao Hospital de Base (entrada pela Avenida Faria Lima). Assim que passar a cancela, basta virar à direita. Ali estará uma colaboradora do setor laboratorial que irá checar na agenda o horário do paciente e, desta maneira, prosseguir para a coleta. “O cliente não precisa nem descer do carro. Temos sete profissionais da saúde que garantem agilidade e segurança, desde a coleta, até a extração do material e obtenção do resultado”, complementa Marilza.
“Esta é mais uma comodidade que oferecemos aos nossos usuários. Tudo isso feito com a qualidade, credibilidade e segurança dos serviços realizados pela Fundação”, afirma o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.
O chefe da Biologia Molecular da Funfarme e médico-pesquisador virologista da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp, Dr. Maurício Nogueira, explica que os laboratórios têm capacidade para atender mais esta demanda. “Em julho, adquirimos o robô extrator de material genético, cedido pelo Instituto Butantã, além de há pouco tempo a Fundação ter investido em um outro equipamento novo deste tipo, o que possibilitou agilizar ainda mais a entrega do resultado. Assim, esta nova de modalidade também será seguramente absorvida por nós”, diz o chefe.
O serviço pode ser realizado de segunda à sexta, das 8h30 às 14h e de sábado, das 7h30 às 12h. Pacientes sintomáticos e assintomáticos para Covid-19 podem fazer os PCRs no esquema drive-thru.