O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na manhã desta sexta-feira, 05, que o Horário de Verão não deve mais acontecer no Brasil a partir deste ano. “Não teremos horário de verão este ano, está quase certo” – disse o presidente. A proposta, no entanto, partiu de um parlamentar, o deputado João Campos do PRB de Goiás, que levou o assunto para ser debatido no Ministério de Minas e Energia do governo.
O horário diferenciado quase chegou ao fim em 2017, no governo do ex-presidente Michel Temer. No ano passado, pela primeira vez houve uma redução considerável no tempo de duração do horário, cerca de um mês, começando somente em meados de novembro.
O principal motivo que pode levar ao fim do horário de verão é a mudança nos hábitos do consumidor, se antes a ideia era economizar energia aproveitando a maior exposição da luz solar, hoje essa economia diminuiu muito devido ao fato de muitas pessoas utilizarem o ar condicionado nos dias mais quentes.
O Horário de Verão foi adotado no Brasil pela primeira vez na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, após isso vieram períodos com e sem o horário, até que em 1985 ele passou a ser definitivo. Atualmente, era adotado apenas pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.