HB recebe de Rotary van para unidade móvel de diagnóstico de doenças do fígado

 

(Foto: Assessoria de Imprensa/Hospital de Base)

O Serviço de Transplante de Fígado do Hospital de Base (HB) de Rio Preto recebeu da Associação de Rotarianos do Distrito 4480 uma van adaptada. A doação foi realizada no último sábado e de acordo com informações da instituição, servirá como Unidade Volante de Diagnóstico de Doenças do Fígado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rio Preto e região. O intuito é percorrer as 101 cidades que são referência de atendimento do complexo, fazendo exames, triando e mapeando a população para descobrir possíveis pacientes com doenças hepáticas.

“A grande importância desta Unidade é que agora vamos fazer uma busca ativa por pessoas que possam terdoenças no fígado. E esta é a grande vantagem, já que as hepatites e outros problemas do fígado são silenciosos e quando se descobre uma doença, ela já está bem avançada. Agora, poderemos triar o paciente antes de ele apresentar sintomas e, com o diagnóstico precoce, evitar que ele desenvolva outras doenças secundárias ou até mesmo, que precise de um transplante futuramente”, explica Dr. Renato Silva, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HB.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega líderes dos Clubs Rotary de Rio Preto, bem como o Governador do Distrito 4480 (que é a sede coordena todas as unidades da associação). A aquisição e adaptação da Unidade Móvel faz parte do projeto rotário internacional e teve como participantes dez Rotary Clubs de Rio Preto e de outros parceiros internacionais, como o Canadá. Ao todo, foram investidos R$ 377.374,59.

“O Rotary é uma associação internacional de voluntários que trabalha para promoção de ações humanitárias. Entendemos a imensa importância e diferença que este projeto fará na saúde de milhões de pessoas na região de Rio Preto. Por isso, é com imenso prazer que doamos esta Unidade Móvel para o HB, pois sabemos da qualidade dos Serviços desta instituição”, pontuou o membro do Rotary Club Cinquentenário que coordenou o projeto, Roberto Barillari de Freitas.

Para registrar a entrega, a diretoria do HB, os representantes do Serviço de Transplante de Fígado do hospital e do Rotary descerraram placa afixada na rampa do Mezanino do Hospital de Base, ontem, 19.

“Nós agradecemos a todos os envolvidos dos diversos Clubs do Rotary. Esta pandemia vem nos mostrando que a solidariedade é a principal aliada da Saúde e que transforma de maneira indescritível a vida das pessoas. Muito obrigada em nome de toda Fundação”, finaliza a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco.

Atividades da Unidade Volante de Diagnóstico de doenças hepáticas

“A população identificada como do grupo de risco será submetida a exames com o propósito de achar as doenças em seu estágio inicial, principalmente a gordura no fígado, hepatites e fibroses que são bastante preocupantes”, afirmou Dra. Rita de Cássia, médica hepatologista do Serviço de Transplantes de Fígado do HB.

Planejamento e implementação do projeto

“O planejamento do projeto foi realizado para ser desenvolvido em quatro fases. Estamos, portanto, na finalização da terceira fase, com a entrega da UNIDADE MÓVEL e a implantação do projeto, entrando para a quarta e última fase que é o operacional, quando o projeto se finalizará e obterá resultados, estes serão analisados e as atividades da VAN passarão a ser uma atividade de rotina do Hospital de Base”, explica o coordenador geral de finanças e relatórios do projeto no Rotary, Gerson Januário.