HCM Rio Preto celebra Dia Mundial de Segurança do Paciente com aumento de 36% no número de partos humanizados

O HCM é referência em partos e gestação de alto risco para mais de 100 municípios do Estado de São Paulo

(Foto: Divulgação)

 

O Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, tem como tema neste ano “Parto Seguro e Cuidadoso”. O HCM (Hospital da Criança e Adolescente) em São José do Rio Preto/SP, é referência em partos e gestação de alto risco para mais de 100 municípios do Estado de São Paulo e vem se destacando na realização de partos humanizados. A instituição registrou aumento de 36% nos últimos dois anos.

Segundo dados do HCM, em 2019 foram registrados 85 partos. Já em 2020, este número subiu para 97 e até agosto deste ano, foram realizados 116 partos humanizados na instituição.

O parto humanizado é o mais seguro, tanto para a gestante, quanto para o bebê, além de permitir que a mulher participe ativamente do momento do nascimento de seu filho e evita a realização de procedimentos cirúrgicos.

“Importante ressaltar que o parto humanizado é o mais recomendado, mas ele deve ser feito em um ambiente hospitalar para maior segurança em casos de complicações”, explicou Dr. Wagner Vicensoto, ginecologista e responsável pelo Centro Obstétrico e Partos Humanizados.

“Realizamos um trabalho voltado para as práticas do parto seguro, colocando a mulher como protagonista do parto, fazendo ela vivenciar cada momento, sendo único e especial”, disse Michele Achcar, Enfermeira de Qualidade.

O hospital conta com três suítes de parto humanizado. “Criamos uma estrutura e fazemos um acompanhamento para promover a melhor experiência na hora do nascimento, criando ações de engajamento entre a mãe e a família”, explicou Gedália Freitas, Supervisora da Emergência Obstétrica.

Daniela Jardim é uma das gestantes atendidas pela instituição que optou pelo parto humanizado. O parto aconteceu em junho deste ano. “Nunca tinha parado para pensar nisso, mas depois que engravidei comecei a pesquisar e me interessei. Quando aconteceu, me senti realizada”, comentou ela.

“Foi uma experiência única, foi maravilhoso. Meu marido esteve ao meu lado o tempo todo, me senti mais segura”, contou Ionara Cristine, gestante que realizou o parto humanizado em maio deste ano.

DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE

A data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.