Mirassol Conectada

Homem tem moto queimada após parar para resgatar animais do fogo

 

Moto destruída por fogo em Mirassol (Foto: Divulgação)

 

Desde segunda-feira, 5 de outubro, um incêndio de grandes proporções castiga toda a área verde que fica aos arredores da Grota, em Mirassol. O fogo teve início em uma área atrás da escola particular da Coopem e na quarta-feira já havia chegado até o outro lado da cidade, próximo à vicinal que liga a cidade ao distrito de Ruilândia.

O local tem muitas chácaras e sítios, inclusive o abrigo para animais do grupo PAMDA fica nas proximidades. Muitos voluntários se juntaram aos bombeiros para ajudar a conter o fogo, que avançava rapidamente sem dar trégua para quem estava trabalhado no local. Foi com esse cenário que o morador Carlos Roberto Joaquim, de 58 anos, se deparou quando voltava para casa. Diante de tudo, ele se viu na obrigação de parar sua moto às margens da rodovia e se juntar à força-tarefa que tentava resgatar os animais ameaçados pelas chamas.

Em contato com o Mirassol Conectada, o homem contou que tinha ido buscar água em uma propriedade rural que fica próxima à área que estava sendo consumida pelo fogo e na volta, vendo o desespero da população e dos animais não pensou duas vezes.

“Desci da moto e fui ajudar a tocar o gado, fui atrás de um dos cavalos, mas como ele era branco sumiu em meio à fumaça, nisso o Mané Parreira me chamou para eu voltar, bravo, dizendo “o fogo vai te pegar”, mas na hora você não consegue ver o perigo”, conta ele.

Ao retornar para as margens, o homem notou que o vento tinha mudado a direção do fogo, que chegou até onde ele havia estacionado a sua moto. Quando ele foi tentar retirar o veículo do local já era tarde, o fogo já tinha consumido a maior parte do mesmo. Questionado sobre o que sentiu na hora ele contou que ficou olhando, mas que não se arrepende do que fez, que se precisasse entraria em meio às chamas e faria tudo de novo para salvar os animais.

Carlos Joaquim ficou sem seu único meio de locomoção, sozinho e com um estilo de vida simples, ele conta que a perda do veículo impactou diretamente em sua rotina, já que ele mora longe, não possuí renda e a moto era o que ajudava ele a levantar um dinheiro para se alimentar e alimentar seus animais de estimação: são 21 no total – 18 cachorros e três gatos.

Veículo ficou totalmente destruído (Foto: Divulgação)

 

Aguardando a aposentadoria por invalidez há cerca de um ano, o homem conta um pouco sobre a sua difícil trajetória. Há 13 anos ele havia comprado sua moto, ficou quatro anos pagando pelo veículo. Há nove anos, durante uma pescaria, Carlos viu sua vida mudar, ele escorregou e caiu de um barranco de 5 metros de altura. Quebrou a perna e pegou uma bactéria, quase teve o membro amputado, mas os médicos conseguiram evitar. Porém, o problema desencadeou em seu organismo outras doenças, entre elas a osteoporose, fazendo com que ele tivesse que abrir mão de atividades que antes geravam sua renda.

“A única coisa que eu tinha era a minha moto, fazia uns bicos para comprar comida, ração para os cachorros, agora ficou tudo mais difícil. Ainda bem que algumas pessoas me ajudam com cesta básica, com ração”, completa ele.

Carlos mora em uma casa que não tem energia elétrica, por isso precisa comprar sua comida diariamente. Agora sem a moto e com os problemas de saúde que tem depende da boa ação das pessoas para continuar sobrevivendo.

Sensibilizados com a situação, alguns moradores criaram um grupo no Whatsapp, com o objetivo de arrecadar donativos e até mesmo dinheiro para quem sabe conseguir comprar uma outra moto para Carlos, que mesmo com todos os problemas não pensou duas vezes quando precisaram dele.

O Mirassol Conectada está ajudando nessa campanha e quem quiser contribuir fazendo uma doação pode acessar a vaquinha criada para ajudar o Sr. Carlos: http://vaka.me/1452951

Quem quiser contribuir com alimentos, dinheiro ou ração pode entrar no grupo de doações: https://chat.whatsapp.com/GGWrHnAo9HC2FpDWnPqb2H

 

Moto foi atingida por queimada após mudança de direção do vento (Foto: Divulgação)
Sair da versão mobile