O Hospital de Base (HB), em parceria da Geneseeq, irá construir um laboratório de diagnóstico de oncologia de precisão baseada na tecnologia Next Generation Sequencing (NGS). Esta ação, inédita em São José do Rio Preto/SP, permitirá um avanço na pesquisa em oncologia e, ao mesmo tempo, o HB poderá oferecer testes genéticos mais abrangentes aos pacientes com câncer atendidos na instituição. A previsão do início do programa é para o segundo semestre de 2023.
“Next Generation Sequencing (NGS) é uma técnica de sequenciamento de DNA, que permite pesquisar várias mutações e outras alterações genômicas ao mesmo tempo. Por exemplo, atualmente a técnica que temos disponível no HB permite avaliar uma ou poucas mutações de cada vez, enquanto esta nova plataforma permitirá ver centenas de variações de maneira simultânea. Ou seja, além de otimizar o processo possibilita conhecer melhor a doença, o que torna o tratamento mais preciso, pois conseguimos identificar quais são as alterações genômicas mais implicadas”, explica oncologista Dr. Daniel Vilarim Araújo, coordenador do serviço de oncologia clínica do HB Onco.
O novo laboratório permitirá também um aumento no controle de qualidade do serviço. “Atualmente, alguns exames são encaminhados para a análise em outros laboratórios. Porém isso tende a mudar com a implantação do novo espaço. Todos os processos serão realizados em nosso laboratório, o que nos dará maior agilidade em relação ao prazo de entrega e processo. Também estaremos sempre capacitando nossos colaboradores. Ou seja, será um serviço muito importante tanto para o Hospital de Base quanto para região”, afirma Dr. Daniel.
“Acreditamos que essa nova parceria criará um novo nível de capacidade em nosso laboratório que, em última análise, nos dará um atendimento muito melhor aos nossos pacientes. A experiência da nossa equipe e a expertise em NGS da Geneseeq será um divisor de águas para o HB”, complementa Dr. Mauricio Nogueira, coordenador de laboratório do Hospital de Base.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, também destacou a importância da parceria. “É uma união que resultará na qualidade do serviço prestado pela HB a população, não só no âmbito regional do nosso Departamento Regional de Saúde, mas sim para todo país. O Hospital de Base busca sempre oferecer os melhores recursos disponíveis para seus tratamentos”, afirma.
O acordo faz parte de uma estratégia de toda a empresa na Geneseeq para trabalhar com hospitais nacionais e internacionais para melhorar o acesso a tecnologias avançadas de NGS em pesquisa e cuidados clínicos. A empresa implementou esse modelo em mais de 100 hospitais parceiros em todo mundo.
“Os testes abrangentes baseados em NGS estão sendo cada vez mais usados em centros de câncer globalmente e as conversas em torno de testes internos são mais prevalentes do que nunca, especialmente desde que a logística afetada pela pandemia e o tempo de reviravolta geral nos laboratórios centrais de testes”, disse o Dr. Xue Wu, CEO da Geneseeq Canadá.