Hospital Regional São Pedro é inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (23) com a presença de Tarcisío de Freitas em Mirassol


Hospital Regional São Pedro (foto: Carrascoimagens)

O Hospital Regional São Pedro, em Mirassol, realiza nesta quinta-feira (23), às 14h, sua inauguração oficial. A cerimônia contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, e de outras autoridades, marcando um momento histórico para a saúde pública da região Noroeste Paulista.

Localizado na Avenida Fernando Antônio Vendramini, o Hospital São Pedro integra a instituição Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus, referência em gestão hospitalar filantrópica no estado. Com uma estrutura moderna e ampla, o hospital foi projetado para atender pacientes de mais de 60 municípios, ampliando o acesso a serviços de média e alta complexidade.

A inauguração faz parte da agenda da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, que levará o governador e sua comitiva a diversas cidades da região, incluindo Votuporanga, Fernandópolis e São José do Rio Preto. Em Mirassol, a cerimônia representa o fortalecimento do atendimento hospitalar e a consolidação do município como polo regional de saúde.

Hospital já está em funcionamento

Mesmo antes da inauguração oficial, o Hospital Regional São Pedro já iniciou suas atividades. Desde o dia 7 de outubro, a unidade passou a oferecer consultas eletivas, marcando o início de uma nova etapa na assistência médica regional. Dos quatro andares do bloco principal, dois deles já estão sendo utilizados: o térreo que é onde são feitas as consultas e exames e o primeiro andar.

São 14 especialidades ambulatoriais, a expectativa é de que quando atingir a totalidade sejam oferecidas 18 especialidades. Estão sendo ofertadas 1.800 consultas já neste início de atendimento por mês, sendo progressivo o número de atendimentos até alcançar a marca de 8 mil consultas mensais.

Já no dia 14 de outubro expandiu os serviços, passando a funcionar 24 horas, oferecendo internações, ala de obstetrícia, exames especializados e procedimentos cirúrgicos. Na última quinta-feira, 16, o Hospital realizou o primeiro parto via cesárea. O setor de emergência conta com seis especialidades presenciais 24 horas, são elas: obstetrícia, pediatria, clínica, cirurgia geral, ortopedia e anestesiologista. No setor de exames de imagens já estão em funcionamento o raio-X e o ultrassom, em breve irá iniciar também os funcionamentos da tomografia e ressonância magnética.

A previsão é de que o setor de diagnóstico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre em funcionamento dentro de dez dias. Na data de hoje, 20, está sendo iniciada a escala médica do setor de UTI, com médico intensivista por 24 horas no hospital.

A obstetrícia é porta aberta 24 horas para gestantes, já as demais especialidades são reguladas via CROSS/SIRESP, integrando a Rede Regional de Atenção à Saúde, funcionando de forma referenciada pelo sistema estadual de regulação, que organiza o acesso dos pacientes conforme o nível de complexidade de cada caso.